Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Bastidor: três nomes são cogitados para a liderança do governo na CLDF

O experiente Agaciel Maia (PR), Rodrigo Delmasso (PRB) e Reginaldo Sardinha (Avante) estão na disputa pela cadeira de líder do governo Ibaneis na CLDF

Lucas Valença

10/06/2019 5h07

Atualizada 11/06/2019 6h13

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Lucas Valença
[email protected]

 

Mudanças à vista I

Três nomes transitam pelos bastidores da CLDF para assumir papel chave do governo no Legislativo local. São eles: o experiente Agaciel Maia (PR), líder de outros governos; o vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (PRB), que negou à coluna que tenha “perfil para a liderança”, e o recém-chegado Reginaldo Sardinha (Avante). No dia 30 de maio, esta coluna trouxe a informação de que o atual líder do governo, distrital Cláudio Abrantes (PDT/foto), não deve permanecer no cargo ao retornar das férias. A postura do deputado, ninguém nega, é sempre cordial e de muita compreensão. Porém, o parlamentar deve ser remanejado para outra função.

Mudanças à vista II

Dos três cogitados, o novato Sardinha é um parlamentar inteligente, mas ainda gera uma “desconfiança” por parte de integrantes da base, além de pesar o fato de estar no primeiro mandato. Delmasso é um entendedor das normas da Casa e próximo ao governo, mas teria de se afastar da vice-Presidência para assumir o cargo, o que seria improvável. Já Agaciel continua sendo o mais provável pelo perfil mediador. O acúmulo de experiência do político também lhe dá vantagem, só que lidar com a forte renovação da CLDF pode não ser tão fácil.


Visão do líder

A assessoria do atual líder, Claudio Abrantes, informou que desconhece que nomes estejam sendo cogitados para substituí-lo. Ressaltou também que “a escolha do líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal é uma prerrogativa do governador”, e que, por parte do Abrantes, não há a intenção de deixar o posto. “Tendo em vista a boa relação com Ibaneis Rocha, no âmbito de uma parceria firmada desde antes da atual legislatura, e a condução dos trabalhos, não acredito nisso”, declarou em nota.


Los Angeles a trabalho

A viagem a Los Angeles do secretário Everardo Gueiros, que cuida das PPPs do governo, para participar de um evento com empresários e especialistas na área, procura tentar ‘vender’ ao exterior uma “nova dinâmica” de gestão compartilhada com a iniciativa privada. Servidores da secretaria que já trabalham com a PPPs desde janeiro têm aperfeiçoado o conhecimento com cursos e palestras. A intenção é intensificar o modelo que deve ser expandido pelo atual governo. A vontade está explícita: o GDF deve aumentar o número de PPPs que devem abranger atividades econômicas variadas.


Transbrasília

A tão sonhada obra de governos passados, a Transbrasília, está na mira do atual governo que já estuda a viabilidade de avançar o projeto. Documentos sobre a obra, que estavam parados desde 2017, foram recuperados por Gueiros que deve voltar a empenhar esforços para concretizar a construção. Vamos ver se, finalmente, sai do papel.


Varejo otimista

Amanhã é Dia dos Namorados, e a lembrança vem acompanhada do presente que se tornou algo costumeiro. Levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista, mostra que 77% das mulheres já se anteciparam e compraram o presente ainda neste fim de semana. Só que muitos homens (39%) deixaram as compras para a última hora. A baixa percentagem aumentou a confiança do Sindivarejista, que elevou a projeção inicial de aumento das vendas de 4,5% para até 6%. Aos que esqueceram, corram.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado