Acaba de ser apresentado à Câmara dos Deputados um projeto de lei que propõe ampliar em até 50% as penas para os crimes de porte ilegal de armas de fogo ou explosivos e de tráfico de drogas quando cometidos com o auxílio de drones.
A medida altera o Estatuto do Desarmamento e a Lei Antidrogas, que atualmente estabelecem punições de 2 a 15 anos de reclusão para esses delitos.
De acordo com o autor da proposta, o deputado brasiliense Fred Linhares (foto), do Republicanos, os drones vêm sendo usados por organizações criminosas tanto para lançar explosivos contra facções rivais quanto para transportar entorpecentes até unidades prisionais.
“Esses equipamentos permitem aos criminosos alcançar locais de difícil acesso, escapar de barreiras policiais e ainda agir remotamente, reduzindo o risco de flagrante”, destacou Linhares. “Por isso, é fundamental endurecer as penalidades quando a prática desses crimes envolve o uso de drones.”
O projeto será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser submetido à votação no Plenário da Câmara.
Caminho, por enquanto, é a reeleição
Diante das dificuldades da chapa Celina-Ibaneis para fechar um acordo com o PL, o nome de Fred Linhares para compor a dobradinha para o Senado tem sido mencionado com frequência. Afinal, ele já mostrou cacife eleitoral nas eleições para a Câmara.
A sua posição oficial, porém, permanece a mesma: disputará a reeleição, na chapa que tem para cargos majoritários Celina e Ibaneis.