Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Articulador do governo mantém assessores da gestão anterior

Arquivo Geral

31/01/2019 7h00

Atualizada 30/01/2019 22h31

Divulgação

O articulador do Buriti com a Câmara Legislativa, Bispo Renato Andrade (PR), nomeou para a equipe de sua chefia executiva de Assuntos Parlamentares dois assessores que trabalharam com homens-fortes do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB). Felipe Nascimento de Andrade,
agora assessor especial da pasta de Andrade, foi nomeado, em 2015, para a mesma função quando Igor Tokarski (PSB) foi indicado pelo ex-governador para o cargo.

De Igor a Zé
Em novembro de 2017, Kelli Cardoso Fernandes se tornou assessora especial do sucessor de Tokarski na função, o experiente José Flávio, que já havia trabalhado na articulação política durante a gestão do falecido ex-governador Joaquim Roriz. Agora, ela serve também a Bispo Renato, que declarou querer revolucionar a função e ser “o primeiro contato”, a “ponte definitiva” entre Legislativo e Executivo. Considerando a turbulenta relação que Rollemberg tinha com os distritais, talvez os dois nomes possam
lhe apontar no que seus antecessores falharam.

Cortada

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) bateu de frente com o Tribunal de Contas do DF (TCDF) e, ao menos por enquanto, saiu vencedor. Ontem, o órgão obteve liminar na Justiça para suspender uma decisão da Corte fiscal que permitia nomeação de excedentes de um concurso para a Polícia Civil do DF realizado em 2013. O edital do certame previa 300 vagas para o cargo de agente de polícia e a criação de cadastro de reserva com 600 nomes. A partir do 901º colocado, portanto, não haveria mais chamamentos, mas o TCDF entendeu que esses candidatos poderiam ser convocados.

Qualquer um

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep) “pede que as decisões baseadas na interpretação equivocada do TCDF sejam desconstituídas”, conforme publicação no site do órgão. Ela ainda compara a situação criada pela decisão do Tribunal a uma dispensa de licitação. No texto da ação, é dito que “admitir a chamada de eliminados é como permitir a entrada de qualquer um nas forças policiais: bastaria ter estado inscrito no concurso e a vaga ficaria assegurada”.

Aguardando

A Polícia Civil do DF informou, por meio de sua assessoria, que não foi notificada sobre a liminar obtida pelo MPDFT. A instituição assegurou, contudo, que nenhum eliminado no concurso de 2013 foi convocado, mesmo após o aval do TCDF. Internamente, porém, quadros da PCDF tratam o fato como algo a se comemorar, pois cortado, em definitivo, o laço com o certame de seis anos atrás, fica aberto o caminho para um novo (e desejado) concurso.

Transparência na mesa

A CLDF só retoma as atividades em 5 de fevereiro, mas solenidades avulsas têm acontecido nos auditórios. Nesta quarta, os deputados Leandor Grass (Rede) e Júlia Lucy (Novo) participaram de um evento cujo tema foi “Indicadores de Avaliação de Mandatos Parlamentares”. Estavam lá representantes da ONG Adote um Distrital e do Observatório Social, ambos ferramentas de fiscalização da atividade parlamentar. Dentre os pontos debatidos, o diretor da Adote, Calebe Cerqueira, pediu uma coisa interessante: mapeamento das indicações políticas de cada deputado tanto na própria Câmara quanto no Executivo.

Ideais ao vento

Na prática, o que ele e os outros presentes defendiam era a exposição desse tipo de informação em um website atualizado sobre cada distrital. A partir desse momento, houve espaço para muitas críticas ao arcaico site da CLDF, que tem leiaute de um blog sobre programação do começo de 2002, verdade seja dita. Ao fim, todos na mesa concordaram que queriam métodos mais transparente e acessível de ver salários, indicações e gastos com verbas parlamentares de cada um. Por enquanto, ficou nisso aí. Talvez prospere.

Estação Juventude

O secretário da Juventude, Léo Bijos (PDT), que ganhou o reforço de Anna Karolina Bezerra como sua subsecretária, divide-se na escolha entre montar a estrutura de sua pasta nas vindouras estações de metrô da 106 Sul ou da 110 Sul. No cronograma do Metrô-DF, ambas devem ser inauguradas em abril deste ano. Talvez, já com a pasta instalada em uma delas.

Nota mais legal

Desde que o Nota Legal passou a funcionar no DF, existem reclamações sobre a destinação de créditos, a funcionalidade, os valores pagos etc. Pelo visto, o deputado Iolando (PSC) foi um dos frustrados. Em 23 de janeiro, ele protocolou na Câmara Legislativa um projeto que altera o serviço e dá um prazo de 60 dias para o Fisco analisar as reclamações do cidadão. Se após esse tempo nada acontecer, o dinheiro a que o beneficiário teria direito iria direto para a conta da pessoa.

Siga bem, caminhoneiro

Ligado à Cooperativa dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas e Passageiros em Geral (Coopercam), o deputado governista Valdelino Barcelos (PP) vai à barragem do Paranoá hoje. Isso porque o chefe do Executivo, Ibaneis Rocha (MDB), determinou, a partir de 1º de março, a restrição de circulação de caminhões e veículos de carga pesada, de maneira geral, sobre a estrutura, alegando a preservação da segurança do local. O parlamentar já sinalizou compreensão da categoria, mas quer atestar pessoalmente a necessidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado