Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Do Alto da Torre

Aniversários

“Tenho muito orgulho em ser brasiliense, de fazer aniversário no mesmo dia do aniversário deste nosso quadradinho…” diz Jaqueline Silva

jaqueline silva Fotos: Silvio Abdon/CLDF

Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
[email protected]

Brasiliense, da Região Administrativa de Santa Maria, a deputada distrital Jaqueline Silva (PTB/foto) recebeu vários telefonemas e parabenizações ontem. É que ela nasceu no mesmo dia de aniversário de Brasília e as duas datas terminam sendo comemoradas conjuntamente em sua vida.

Lugar de abraço – “Tenho muito orgulho em ser brasiliense, de fazer aniversário no mesmo dia do aniversário deste nosso quadradinho e de trabalhar por essa cidade de céu tão azul e gente tão guerreira Mais do que a capital do Brasil, Brasília é o lugar que abraça todos os povos e estados, em um só lugar”, afirmou.

No STF

O deputado federal Professor Israel (PV-DF) protocolou esta semana ação no STF contra o que tem chamado de “tentativa do presidente Bolsonaro de antecipar a Reforma Administrativa”, numa referência à Medida Provisória (MP) 1.042, que libera o governo para tomar várias decisões junto aos servidores.

Tentativa – A MP permite ao governo remanejar e extinguir cargos públicos federais em todo o país e pode mexer com os empregos de aproximadamente 300 mil pessoas no Brasil. “Foi enviada ao Congresso como uma tentativa de criar e encerrar cargos por decreto. Isso nós não vamos aceitar. Seguiremos lutando em defesa do serviço público”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na missa

Dentre os políticos e autoridades que participaram da missa realizada ontem na Catedral de Brasília para celebrar o aniversário de 61 anos da capital, um dos destaques foi o senador Izalci Lucas (PSDB), muito compenetrado durante toda a solenidade, ao lado da família.

Agradecimento – “Foi um momento para agradecer por minha saúde e da minha família, rezar por aqueles que perderam suas vidas e tanto sofreram com a pandemia e pedir mais forças para continuar trabalhando incansavelmente pelo DF e pelo Brasil”, disse ele, nas redes sociais.

Poucos – O arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, convidou oficialmente autoridades locais, com a observação de respeito às regras sanitárias e de distanciamento, além de limitação de presenças no espaço. Mas foram poucas, com exceção dos convidados oficiais, as pessoas que se dirigiram até a igreja neste período tão difícil de contaminações com a covid.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enem

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) comemorou a aprovação, segunda-feira (19), pela Comissão de Educação da Câmara Legislativa do DF (CLDF), do projeto de lei de sua autoria que permite aos candidatos do Enem o direito à isenção de tarifa no transporte público, nos dias de prova.

Relevância – “Fica nítida, assim, a relevância atual do Enem para o ingresso no ensino superior, seja público ou privado, e a importância de garantir que os candidatos não tenham qualquer óbice para chegar ao local de prova”, argumentou Negreiros. O projeto ainda tramita por outras comissões da Casa.

Acervo

O TCDF aproveitou as comemorações pelo aniversário de Brasília para lembrar que foi o primeiro órgão do Distrito Federal responsável por disponibilizar a coleção completa do Diário Oficial para a população. A biblioteca de lá possui um acervo que abrange, além das edições do DODF, documentos físicos existentes desde a criação da capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Digitalização – Esse trabalho de digitalização que envolveu edições da década de 1960 até 2001 (quando o DODF passou a ser publicado também na internet) durou 17 meses para ser realizado entre 2013 e 2014. E, segundo os coordenadores, “jogou luz sobre fatos interessantes da história de Brasília, até então pouco conhecidos”.

Disponível – Entre as raridades encontradas pela equipe que desenvolveu esse trabalho estão fotos e documentos da época de construção da capital; legislações do período da ditadura e detalhes sobre eventos que agitaram os primórdios da cidade. O material está todo disponível ao público, na biblioteca da Corte.

Ceasa

O deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT) tomou um café da manhã, esta semana, com produtores e funcionários da Ceasa sobre novas ações para o local. Ele afirmou que tem como uma de suas metas de atuação parlamentar, ajudar a potencializar a Ceasa no que for possível, por acreditar que é um “exemplo para a geração de emprego e renda”.

Estudo – “Estamos em um momento propício para discutir a questão fundiária no DF e quero propor e um estudo de ocupação urbana específico para a Ceasa-DF, a exemplo do que foi feito no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e no Setor Comercial Sul (SCS)”, adiantou o parlamentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Modernização – O presidente da central, Sebastião Marcio, chamou a atenção no encontro para a necessidade de se modernizar a área, administrativa e operacionalmente, de forma a contribuir para a prestação de cada vez melhores serviços à comunidade e, ao mesmo tempo, “dar tranquilidade ao empresário”.

Taxistas

O deputado distrital Agaciel Maia (PL) anda feliz da vida com a aprovação, recentemente, pela CLDF, do projeto que permitiu aos taxistas do DF o recebimento de um auxílio emergencial – pleito defendido por ele e pelo qual lutou ao longo da tramitação da matéria na Casa.

História – “Me emocionei no plenário ao ver o resultado da votação e agradeço o apoio dos colegas. Tenho uma história de quase 50 anos com a categoria dos taxistas e lutei por esse auxílio”, afirmou Agaciel, que destinou quase R$ 10 milhões em emendas parlamentares para que o benefício pudesse ser pago.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Defesa

Coordenadora da Secretaria da Mulher da Câmara, a deputada federal Celina Leão (PL-DF) não cansa de defender a missão. Recentemente, ela disse que os direitos das mulheres e meninas incluem “várias condições a serem combatidas, que envolvem violência, discriminação, igualdade com homens e acesso a educação e saúde”.

Convergências – Esta semana, ao falar sobre a tarefa que lhe cabe, Celina elogiou o grupo. Destacou que apesar de terem pontos divergentes, as integrantes da bancada feminina da Casa sempre se unem. “Fazemos isso pelos nossos filhos, nossas mães, quando sentimos na pele aquilo que cada uma de nós vive dentro de casa e levamos para o plenário”, enfatizou.

Transparência – As senadoras que formam a bancada feminina no Senado se reuniram esta semana com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Pediram ao ministro mais transparência na aquisição e aplicação de vacinas, perguntaram sobre a possibilidade de desabastecimento do kit intubação e medidas em relação à pandemia como um todo.

União – “Também nos colocamos à disposição para ajudar o ministério no que for preciso para construir soluções para o caos instalado na saúde pública”, contou a senadora Leila Barros (PSB-DF), uma das participantes do encontro. “Precisamos ter união neste momento para vencer a pandemia”, disse ela.






Você pode gostar