Candidatíssimo a deputado distrital, André Kubitschek organizou evento (foto) para comemorar seus três meses à frente da Secretaria da Juventude e o lançamento de programas com capilaridade nas cidades do Distrito Federal.
A meta, avaliou, é pautar a gestão sobre formação, oportunidade e protagonismo juvenil, de modo a garantir uma Secretaria presente nos territórios, nas regiões administrativas, nas escolas e próxima das demandas reais da juventude.
A descentralização das ações já é uma marca da gestão e continuará sendo ampliada, com foco especial nas regiões mais periféricas do Distrito Federal.
Seu primeiro programa foi o Workshop de Educação Financeira “Futuro em Conta”, idealizado e conduzido pelo próprio secretário em parceria com a iniciativa privada, sem custos para os cofres públicos.
A iniciativa tem como objetivo preparar os jovens para lidar com o dinheiro de forma consciente, abordando temas como planejamento financeiro, consumo responsável, definição de metas e noções básicas de empreendedorismo, um projeto desenvolvido com a iniciativa privada, sem custos para os cofres públicos, e é voltado prioritariamente a estudantes da rede pública e jovens em situação de vulnerabilidade.
“A juventude precisa de oportunidades reais. Política pública precisa gerar impacto direto na vida das pessoas”, destaca André Kubitschek.
A seguir veio o Programa Pró-Jovem Digital, considerado estratégico para a inclusão produtiva da juventude do Distrito Federal, oferecendo capacitação em tecnologia, marketing digital, produção de conteúdo e áreas ligadas à economia digital, preparando os jovens para um mercado cada vez mais conectado e competitivo.
A Secretaria da Juventude também opera com o Programa Jovem Candango, uma das principais portas de entrada do jovem no mercado de trabalho.