Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Afago na colega: líder do governo na CLDF é exemplo de boa convivência

Cládio Abrantes comentou proposta inspirada no programa DF sem Miséria de autoria de Arlete Sampaio (PT), que já foi senadora e vice-governadora do DF

Redação Jornal de Brasília

10/04/2020 6h05

Claudio Abrantes. Foto: CLDF

O líder do Governo na Câmara Legislativa do DF, Cláudio Abrantes (PDT), aproveitou o anúncio da proposta do GDF, quarta-feira (8), para criação de um programa temporário de renda mínima — que destinará aproximadamente R$ 400,00 para 28 mil famílias em tempos de coronavírus — para afagar a colega Arlete Sampaio (PT). Ao falar no programa, Abrantes comentou que a proposta foi inspirada no programa DF sem Miséria de autoria de Arlete, que já foi senadora e vice-governadora do Distrito Federal.

Hoteis

Foto: Reprodução

Médica sanitarista, Arlete Sampaio (PT) elogiou a iniciativa do governador Ibaneis Rocha de disponibilizar hotéis para que profissionais da saúde possam permanecer após o trabalho, evitando a transmissão do vírus entre os seus familiares. Ela lembrou que médicos, enfermeiros e outros profissionais estão se contaminando e alguns perderam a vida. “É preciso muito cuidado com as equipes de saúde”, afirmou.


Sinpro-DF

Depois da CUT-DF ceder sua sede ao governo para ações de combate à covid-19, agora foi a vez do Sinpro-DF. A diretoria do sindicato dos professores também disponibilizou para o GDF, nesta semana, espaços na sua sede localizada no SIG e na chácara existente no Núcleo Rural Alexandre Gusmão.

Primeiro de todos

A CUT Brasil orientou todos os filiados a cederem espaços aos governos das unidades da Federação aos quais pertençam, na medida do possível. Mas o Sinpro foi o primeiro sindicato a tomar a iniciativa no Distrito Federal. No ofício encaminhado ao GDF, seus diretores enfatizaram que podem e devem “fazer parte da corrente do bem contra o novo coronavírus”.


Posse inédita

O TRF1 realizará na sua sede em Brasília, na próxima sexta-feira (17), a primeira posse virtual da história da Justiça Federal. É que por conta da quarentena pelo coronavírus, a corte trocará sua composição para o próximo biênio em solenidade com uma presença mínima de pessoas. O evento, desta vez será sem coquetel nem convidados e transmitido em tempo real, por meio de um link a ser disponibilizado no site do tribunal.

Maior do país

Serão empossados como presidente do TRF1 o desembargador Ítalo Fioravanti Sabo Mendes e como vice, o desembargador Francisco de Assis Betti para o período 2020-2022, enquanto a nova corregedora-regional da Justiça Federal da 1ª Região passará a ser a desembargadora Ângela Catão. Maior dos cinco Tribunais Regionais Federais do País, o TRF1 tem sob sua jurisdição 14 estados e o Distrito Federal, o que representa mais de 80% da JF no território nacional.


Acompanhamento

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) está no foco das discussões referentes ao coronavírus no Legislativo. Ele faz parte do grupo de 11 representantes do Congresso Nacional designado para acompanhar as ações do governo para controle da pandemia. Ainda por cima, apresentou projeto que pede a suspensão dos efeitos dos decretos que marcaram as datas do Enem digital para 11 e 18 de outubro e da prova impressa em 1º e 8 de novembro.

Descontinuidade

De acordo com o senador, “é preciso aguardar a retomada das atividades escolares regulares, já que os estudantes estão sendo prejudicados com a descontinuidade dos conteúdos que serão exigidos no exame e poucos têm acesso ao ensino remoto”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado