Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Adeus a César Lacerda

César foi o servidor que acumulou mais administrações regionais no Distrito Federal

Eduardo Brito

22/04/2024 18h34

Crédito: Arquivo Pessoal

Falecido no final de semana, o ex-distrital César Lacerda alcançou um recorde que dificilmente será igualado um dia. Foi o servidor que acumulou mais administrações regionais no Distrito Federal.

Na verdade, foi distrital apenas por duas legislaturas. Da primeira vez, tornou-se um dos raríssimos parlamentares eleitos pela sigla de Fernando Collor, o PRN, mas sentiu o cheiro de fumaça no ar e se transferiu correndo para o PTB.

Não chegou ao terceiro mandato, mas enturmou-se com os colegas e virou uma espécie de administrador regional profissional.

A partir daí governou sucessivamente o Plano Piloto (primeiro administrador da cidade); o Gama; Santa Maria; Recanto das Emas (primeiro administrador da cidade); Lago Sul; São Sebastião; e Jardim Botânico.

Tinha uma técnica especial: verificava um potencial para a cidade e a escolhia como tema, para marcar espaço. Foi assim que inventou o Gama como “Cidade dos Girassóis”.

Mas era um político hábil, desde que se elegeu prefeito de Pires do Rio, em Goiás, lá em 1954. Coordenou campanhas, como a de Meira Filho para senador em 1986 e de Joaquim Roriz para governador, em 1990. César Lacerda era casado, tinha sete filhos e morreu aos 89 anos, em sua casa no Lago Sul.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado