Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

A pluralidade como trunfo

Eduardo Brito

04/12/2025 17h55

whatsapp image 2025 12 04 at 17.21.50(2)

Paula Belmonte, com Aécio, filia-se ao PSDB

A filiação de Paula Belmonte ao PSDB, na noite desta quarta-feira, 3, expôs uma força que até adversários reconhecem: a rara capacidade da deputada de aglutinar nomes de campos políticos distintos. Da esquerda moderada a expoentes da direita, passando por caciques históricos e novatos, o evento virou uma espécie de termômetro do que Paula pretende construir no DF.

O recado de Aécio Neves (na foto, com Paula) foi direto, sem meias palavras. “Eu tive a honra de, como presidente nacional do PSDB, fazer o primeiro dos convites para que Paula Belmonte se filiasse ao partido não para ser mais uma de nós, mas para ser a próxima governadora do Distrito Federal.” O anúncio não deixa dúvidas sobre o lugar que a sigla reserva para ela. O evento reuniu políticos de todos os matizes, como o ex-senador Reguffe, Maria de Lourdes Abadia, Leila Barros, Julia Lucy, Joe Valle, Paulo Roque e Lukas Kontoyanis.

No caminho do meio

O saldo político da noite mostrou que, enquanto outros pré-candidatos se isolam em redutos previsíveis, Paula se consolida como nome capaz de circular entre polos distintos. Foi o próprio Aécio Neves quem fez questão de reforçar que a filiação de Paula Belmonte simboliza a retomada do caminho do meio, do diálogo e da política que busca equilíbrio em um país intoxicado pela polarização.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado