Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

A Câmara Legislativa e as piadas prontas

Arquivo Geral

01/11/2017 7h00

Enquanto o DF se consome pela falta de água e de chuvas, deputados distritais ocuparam o tempo de discussão em Plenário, ontem, para tratar de desenhos animados que feririam os princípios da famigerada família tradicional brasileira. E, enquanto discutiam animações como os polêmicos “Big Mouth” e “Festa da Salsicha”, o deputado Ricardo Vale (PT) pediu a palavra para lembrar que a censura já acabou. Lira (PHS), que não se conforma com a não concessão de títulos de cidadãos honorários aos príncipes do clã Orleans e Bragança, disparou que “censura mesmo” faz a Câmara ao deixar de homenagear membros da família real.

Esclarecimento

A Mesa Diretora da Câmara Legislativa publicou até nota para defender a lisura do concurso para contratação de servidores para a Casa. E fez questão de dizer que não há nenhuma ligação entre o certame e as investigações da Máfia dos Concursos. “A instituição escolhida para realização do concurso da Câmara Legislativa do DF, a Fundação Carlos Chagas, não tem nenhum empregado envolvido nas investigações”, diz o texto.

Mesa convicta

Conforme o Legislativo local, aguarda-se o julgamento das representações que tramitam no Tribunal de Contas, “com a absoluta convicção de que o concurso terá prosseguimento, atendendo tanto às necessidades da Casa na recomposição do quadro de servidores quanto às expectativas dos candidatos que aguardam o concurso”.

Até o Dória…

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa aprovou a concessão do título de cidadão honorário ao prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB). A honraria, que é proposta pelo também tucano Robério Negreiros, recebeu voto contrário de Reginaldo Veras (PDT), que protesta pelo cumprimento da resolução que exige que os homenageados tenham, pelo menos residido no DF e feito algo de relevância para a comunidade local.

Agora é lei!

O Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) foi aprovado e virou lei. O texto que passou na Câmara Legislativa. em segundo turno ontem, é de autoria do deputado distrital Cristiano Araújo (PSD) e tramitou conjuntamente com o projeto enviado pelo Executivo. De acordo com a proposta aprovada, o PDAF deve observar a aplicação do princípio da autonomia da gestão escolar, permitindo que os gestores utilizem os recursos destinados a cada unidade, de acordo com as necessidades.

Motivos

O PSD não gostou nada nada de não participar da decisão do governo em convidar o PSDB para fazer parte da administração. E vai usar o episódio como justificativa para o desembarque, que já era anunciado há tempos. Lá no Palácio do Buriti, somente ombros para o faniquito do partido.

Cidade criativa do design

O governador Rodrigo Rollemberg está sorrindo à toa. Gravou vídeo para publicar nas redes sociais anunciando que Brasília foi reconhecida como cidade criativa do design pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “Brasília é fruto da criatividade, da genialidade e da capacidade de liderança de Juscelino Kubistchek, que soube reunir o que havia de melhor no talento brasileiro no urbanismo, na arquitetura e nas artes”, disse o chefe do Executivo, que tem aproveitado todas as oportunidades possíveis para transformar em agenda positiva para o mandato. Dois mil e dezoito se avizinha, né, gente?!

O que isso significa?

Na prática, ser reconhecida como cidade criativa do design possibilita a Brasília participar de uma rede de cidades que enxergam a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e o aumento da influência da cultura no mundo. O título, criado pela Unesco em 2004, tem como objetivo desenvolver 00

Por maioria de votos, o Conselho Especial de Justiça da Polícia Militar do DF condenou uma major da PMDF a seis meses de detenção, em regime aberto, pelo crime de prevaricação. Ele é acusado de prender indevidamente agentes do DER que apreenderam o carro de um conhecido dele durante uma blitz no Eixão Norte.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado