Menu
Brasil

Desenganados

Desenganados

Redação Jornal de Brasília

30/03/2020 20h08

Por André Cunha, historiador e escritor

O eufemismo é uma figura de linguagem cuja função consiste em suavizar uma mensagem com o objetivo de mitigar a dureza da realidade e torná-la mais suportável. Por exemplo, ao explicar para uma criança que alguém morreu, é comum usar eufemismos como “foi morar com o papai do céu”, “dormiu para sempre” ou “virou uma estrelinha.”

Um dos mais populares eufemismos utilizados no Brasil para se referir a alguém assassinado é “teve o CPF cancelado.” A expressão diz muito sobre a nossa cultura burocrática, onde até os mortos são vistos mais como um número numa planilha do que como alguém de carne e osso.

Muitas vezes, ao dar a notícia que um paciente está com os dias contados, médicos empregam o eufemismo “está desenganado”, o que, convenhamos, soa bem melhor que “a metástase saiu do controle” ou “o organismo encontra-se neste preciso momento em veloz processo de falência múltipla dos órgãos.”

Segundo o dicionário Aurélio, desenganar é um verbo transitivo direto que significa “1. Tirar do engano; 2. Tirar as esperanças de cura, de salvação; 3. Sair do engano; 4. Desiludir-se.”

Todos sabemos que somos mortais, que morreremos um dia, mas nos enganamos pensando que a morte não é para agora, pelo menos no curto prazo. Fiar-se nesse logro, nessa mentira de pernas curtas, nessa ilusão de que a coisa toda vai durar mais um pouco, é o que chamamos, grosso modo, de vida.

Quando a pandemia do coronavírus começou, muitos julgaram os prognósticos pessimistas e/ou superestimados. A crise não era tão grave assim, alegavam. E diziam: “não é possível que essa doença seja tão mortífera! Deve haver um engano!” O colapso do sistema de saúde em países como Itália e Espanha e as imagens macabras de caminhões transportando em cortejo centenas de corpos provaram que não havia engano algum. Era aquilo mesmo. No duro.

Não nos enganemos. Já estamos desenganados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado