O novo coronavírus atingiu praticamente todos os países do globo. Mesmo não sendo a mais letal da história da humanidade, a pandemia foi a mais abrangente. Pessoas e produtos estão em uma constante viagem através do globo, e com certeza esse fator levou o “turista indesejado” para todos os cantos.
Em dezembro de 2019 o vírus estava restrito ao território chinês e agora em Julho de 2020 podemos dizer que ele chegou em mais de 90% dos 247 países e territórios reconhecidos pelas Nações Unidas. Sem respeitar fronteiras e sem ter “visto”, esse viajante ingrato paralisou e deixou marcas irreparáveis no turismo global. Estimativas italianas falam que o volume de turistas em 2020 será comparado aos números dos anos 70, quando passagens aéreas eram artigos de luxo.
Nos últimos meses, países de distintas realidades econômicas e sociais viveram as mesmas angústias. Empresários do trade turístico tiveram os mesmos pesadelos. O turismo fechou as portas para combater a pandemia e mesmo assim mais de 13 milhões de pessoas mundo afora foram contaminadas.
Em um cenário de filme de terror misturado com ficção científica, temos alguns refúgios intactos e não visitados pelo “mochileiro da morte”. A maioria dos países não infectados está na Oceania e são insulares. O acesso remoto, difícil e caro para turistas, nesse momento contribuiu para que o vírus não chegasse nesses paraísos.

Ilhas Marshall
Países pouquíssimos visitados como Nauru, poderiam ser dizimados tendo em vista a precariedade de recursos e aparelhos de saúde pública. Segue uma lista de lugares que o corona não atingiu, mas você com certeza deve visitar (nós temos muita vontade de conhecer esses cantos do mundo), além do Nauru: Vanuatu, Palau, Tuvalu, Samoa, Kiribati, Micronésia, Tonga, Ilhas Marshall e Ilhas Salomão. Felizmente a pandemia não chegou nesses longínquos rincões.

Tuvalu
Coréia do Norte e Turcomenistão também não reportaram nenhum caso de Covid-19, precisa explicar?

Asgabat, capital do Turcomenistão
E você? Já se sente seguro para viajar novamente?!
#vemprocerrado
Foto em destaque: Nauru – Crédito: UIG via Getty Images