Um dos grandes atrativos do Pontão do Lago Sul, o Sallva, acaba de ganhar mais um motivo para ser destino certo quando o assunto é aproveitar a beira do Lago Paranoá. Sob o comando da chef Fabiana Pinheiro, a casa apresenta uma nova carta de vinhos assinada pela jornalista especializada e sommelière Adriana Nasser. A parceria, pouco comum em Brasília, une duas mulheres em torno da cozinha e das bebidas, reforçando a proposta de sofisticação e inovação do restaurante.
Se antes os vinhos nacionais não tinham espaço, agora eles ganham protagonismo, incluindo rótulos produzidos em Brasília, além de uma seleção de países pouco explorados por aqui, como Geórgia e Grécia. Ao todo, são 12 origens e quase 100 rótulos, pensados para agradar a diferentes paladares.
Na curadoria, Nasser apostou em harmonizações que funcionam como guia, sem engessar a experiência do cliente. O carpaccio da casa, por exemplo, ganha nova dimensão com o rosé da Amitié. Já os quadradinhos de Gouda encontram equilíbrio no Sauvignon Blanc brasiliense Cobogó. A proposta é criar combinações versáteis para diferentes momentos: almoço, happy hour ou aquele fim de tarde que se prolonga até o jantar, passando por brancos, rosés, tintos e espumantes.
Entre os espumantes, destaque para o Chandon Garden Spritz, que funciona quase como um drinque pronto. O rótulo já traz um bitter de laranja em sua composição, equilibrando acidez e amargor de forma delicada. Para quem não é fã do clássico Aperol Spritz, surge aqui uma versão mais democrática e acessível em sabor.

A carta também reserva espaço para descobertas. Entre as sugestões de Adriana estão o Pinot Noir da Zorzal e o Burguesinha, um rosé de Pinot Gris da vinícola Sanabria. O primeiro surpreende pelo corpo acima da média para a uva, sem abrir mão da leveza.
Chama atenção o diferencial desta nova carta: ao contrário de seleções feitas apenas por importadoras ou representantes comerciais, ela é resultado de um olhar técnico e sensível, que prioriza a experiência do cliente em vez de simplesmente rótulos de fácil saída ou de maior margem de lucro. Um trabalho que valoriza a diversidade e a experiência sensorial à mesa.