Menu
Esplanada
Esplanada

Plano B de Bolsonaro

Arquivo Geral

27/03/2018 12h00

Atualizada 26/03/2018 22h56

A despeito de aparecer com dois dígitos nas pesquisas de intenção de votos de partidos, o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) tem plano B caso não dispute a presidência da República: Lançar um de seus filhos deputados à sucessão presidencial. Jair tem dois filhos deputados – Eduardo, federal por São Paulo, e Carlos, estadual no Rio de Janeiro. Ele responde a duas ações penais no STF movidas pela deputada federal Maria do Rosário (AP 1007) e pela PGR (AP 1008). Trata-se do episódio em que ele falou em plenário, em 2014, que ela nem merece ser estuprada. Dez anos antes, num bate-boca gravado no Salão Verde, Rosário insinuou que ele era um estuprador.

O risco

Bolsonaro corre risco de sair da disputa se o STF o considerar culpado e ele não cumprir a sentença a tempo antes da candidatura em junho. Pode ser serviço social ou pagamento de multa. E corre risco também de ser sentenciado durante a campanha.

Barbosa no PSB

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa vai se filiar ao PSB até dia 7 de abril, mas só se candidata se for para a Presidência da República. As conversas do agora advogado com a cúpula do partido são intensas, segundo apurou a Coluna no sábado. Consultado ontem sobre a filiação, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, evitou antecipar detalhes. Barbosa entra, mas não há certeza da candidatura, segundo interlocutores socialistas. Ele vai aguardar os rumos do partido na convenção em junho.

Rendeu

Renderam as visitas que o ex-ministro Gilberto Carvalho, braço direito de Lula da Silva, fez a ministros do STF no mês passado, como revelou a Coluna dia 23 de fevereiro.

Exemplo

Em países como Peru e Guatemala, Cortes superiores são compostas por ministros aprovados por conselho de notáveis da sociedade, sem qualquer interferência política.

Caravana aérea

Três jatinhos com autonomia intercontinental baixaram em Foz do Iguaçu ontem no dia da visita de Lula à cidade. Agentes da PF circulavam no aeroporto com a mão no coldre.

O profeta

Podem acusar Lula de muita coisa, mas é um profeta. No grampo do juiz Sérgio Moro, em 2016, ele disse a Dilma: “Temos uma Suprema Corte totalmente acovardada”.

Acorda, Brasil

Os defensores de Lula – advogados, partidários, políticos e até empresários visionário$… – apostam no efeito Castelo de Areia para livrá-lo da condenação, da prisão e abrir caminho para sua candidatura. Articulam peça jurídica para derrubar em ações no STJ e no STF a condenação do juiz Sérgio Moro no caso do triplex.

Precedente 1

A ‘Castelo’ foi a operação que em 2009 pegou grandes empreiteiros – seria a primeira Lava Jato, se rendesse – mas a 6ª Turma do STJ anulou as provas por entender que denúncia anônima não poderia embasar investigações. Vejam só, bastou a 6ª Turma decidir, e não o pleno da Corte. No caso do triplex, a defesa alega provas fracas.

Precedente 2

O inédito fatiamento do habeas corpus para Lula no STF e o atropelo da Corte à Súmula 691, do próprio Tribunal – que o impedia de analisar o HC, já recusado no STJ – encontram precedentes na vergonhosa ação da Turma do STJ na Castelo de Areia. Ao derrubar a operação, os ministros atropelaram a própria jurisprudência com mais de 30 sentenças anteriores a respeito de denúncias anônimas.

Que coincidência

Amigo e colega de partido do presidente dos Correios, Guilherme Campos, o deputado Fábio Faria (PSD-RN) é jogador de squash. Os Correios vão patrocinar a Confederação Nacional de Squash com R$ 700 mil, como revelou a Coluna. Faria leva a sério o esporte, e ocupa a 11ª posição no ranking nacional.

Clubinho

Formado em sua maioria por empresárias endinheiradas, o grupo Mulheres do Brasil (MDB) não emitiu até agora uma nota ou qualquer tipo de manifestação sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol/RJ).

No Judiciário

Em evento concorrido em Brasília há dias, o MDB teve como uma das palestrantes a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Ela se queixou da “pequena participação da mulher no Judiciário”, e fez breve menção ao brutal caso Marielle.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado