Menu
Esplanada
Esplanada

Oposição pressiona Lira a derrubar decreto de Bolsonaro que legaliza garimpos

Leandro Mazzini

23/02/2022 9h21

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Deputados estão inconformados e pressionam o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que sejam desengavetados os mais de 100 projetos de Decreto Legislativo (PDLs) que propõem a revogação de medidas – decretos e portarias – tomadas por meio de canetadas do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

A pressão sobre Lira, astuto em blindar o Planalto, se intensificou após o recente decreto presidencial (10.966 de 2022) que praticamente oficializa o desmate por garimpeiros dentro da floresta amazônica.

Já são pelo menos dez projetos protocolados nos últimos dias por deputados que pedem a anulação do decreto de Bolsonaro. Lira tem se esquivado de pedidos de reunião para discutir o assunto.

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) resume: “Este decreto incentiva uma atividade clandestina, predatória e ilegal”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado