Henrique Meirelles já tem o número de delegados do MDB suficientes para lançar sua candidatura oficial ao Palácio do Planalto na convenção do dia 4 de agosto, em Brasília, apesar de patinar no 1% das intenções nas pesquisas. O pré-candidato rodou o País nas últimas semanas conversando com executivas dos diretórios estaduais. Chamou a atenção dos aliados o fato de ele abrir mão do dinheiro do fundo partidário. Uma fonte do MDB crava que o ex-ministro da Fazenda está tão animado que vai gastar alguns milhões do próprio bolso na campanha.
O escolhido
Circula nas rodas do mercado do eixo Rio-SP: O ‘nome do sistema’ na disputa é… Ciro Gomes, para eles um economista tucano travestido de centro-esquerda no PDT.
Prévia
O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, pré-candidato à reeleição pelo PSB, foi convidado por Ciro Gomes para participar da convenção do PDT, na próxima sexta, em Brasília. Rollemberg defende a aliança do PSB com Ciro e já articula para o aliado.
‘Entrou na faca’
Muita gente se surpreendeu com a jovialidade de José Dirceu num vídeo distribuído domingo passado, comemorando a possível soltura de Lula da Silva. Sem rusgas, sem olheiras – bem diferente do semblante de prisões recentes – ele ainda gravou outro vídeo para a militância, torcendo pela libertação. Fato é que Dirceu, vaidoso, aplicou botox na face, fez lifting (retirada das pálpebras), ‘puxou o rosto’ em São Paulo.
Em casa
O vídeo foi gravado em casa de amigo em SP. Dirceu estava dirigindo o próprio carro de Brasília para Curitiba, para implantar a tornozeleira, quando soube no meio do caminho da decisão da Justiça de que não precisava mais. Parou então por dias na capital paulista para ficar com uma das filhas, Camila. E confraternizar com amigos.
No chão
Para evitar dor de cabeça, Dirceu repetiu que não vai mais viajar de avião tão cedo. Já esboça o lançamento de seu primeiro volume de memórias em São Paulo, Rio, Belo Horizonte – e fará todos os trajetos de, acredite, ônibus. Em Brasília, lança dia 26 de agosto. Ele diz a próximos que não tem dinheiro para jatinho, ao contrário dos bons tempos de consultor milionário pós-mensalão.
Em casa 2
Dirceu já está em Brasília, chegou na última quinta-feira, onde mora numa apartamento com a mulher e uma filha criança.
Todos juntos
Levy Fidelix, do PRTB, e Pr. Everaldo, do PSC, conversaram bem este fim de semana para composição de chapa. Para lançar Paulo Rabelo de Castro ao Planalto.
Tem direito
Lula da Silva se queixou de lençóis e pediu à direção da PF mais cobertores para dormir no quartinho onde está detido. O frio de Curitiba está batendo 4º à noite.
Grand empleador
O PRB desistiu da candidatura do empresário Flávio Rocha. Ex-deputado federal e crítico ferrenho da Era Lula e Dilma, Rocha é um dos maiores empresários do País, proprietário de conhecida rede de lojas de roupas. Nos bastidores, há dois motivos. O PRB vai fechar com o PSDB de Geraldo Alckmin. Mas, principalmente, pesou o fato particular: como Rocha explicaria na campanha ser o maior empregador… do Paraguai?
Patriota, hein?!
Em palestras, Rocha revelou isso e que prefere investir no País vizinho, com baixos impostos, ao Brasil. Sua fábrica de roupas e de lojística emprega 5 mil paraguaios.
Admissão
O novo ministro do Trabalho, desembargador aposentado Caio Mello, foi indicação do presidente da CNI, Robson Andrade, ao ser consultado pelo presidente Temer. É sinal de mudança forte e para perfil técnico. O PTB, que controla o ministério com apadrinhados de Jovair Arantes e Roberto Jefferson, vai ser limado da pasta.