Menu
Esplanada
Esplanada

Mais de 50 mil pessoas aguardam na fila para transplante de órgãos

Leandro Mazzini

22/08/2023 11h16

Foto: Agência Brasil

O caso surpreendente da saúde debilitada do apresentador Faustão, que precisará de transplante cardíaco, abriu os olhos das autoridades para a fila de mais de 50 mil pessoas que esperam transplante de órgãos. Estima-se que o País tenha taxa de 16,5 doadores por milhão de habitantes (pmh), conforme levantamento da Coluna. Antes da pandemia, era de 18,1. Alguns Estados estão acima da média na lista de doadores, como Santa Catarina e Paraná, com 42/pmh. Outros, como Minas Gerais, inferior a 12/pmh. Segundo o último Registro Brasileiro de Transplante de Órgãos, de janeiro a março, São Paulo é o Estado com mais pacientes em fila de espera: 20 mil pessoas aguardando por cirurgia. Na outra ponta, Rondônia tem dados inversos. São 24,2/pmh e, atualmente, nenhum pedido de transplante de órgão.

Sigilos

Relatora da CPMI de 8 de janeiro, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) quer quebrar os sigilos (telefônico e telemático) do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. No requerimento, que pode ser votado hoje, ela justifica que Valdemar teria participado de tratativas com o hacker Walter Delgatti “para suscitarem formas de fraudar as urnas eletrônicas”.

Invasão e desmatamento

Uma fazenda localizada na área de cerrado no sul do Piauí é alvo da ação de invasores que promovem queimada e desmatamento ilegal. Conforme denúncia de vizinhos à Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, a área foi cercada por Karina Carvalho de Almendra Freitas Mendes. Além do desmatamento, o acesso às estradas vicinais da região foi bloqueado.

Lista quádrupla

A possibilidade de um nome do Nordeste deixar de figurar na lista quádrupla para duas vagas reservadas a desembargadores tem incomodado ministros do STJ. Alguns ministros dizem que nomes têm chance: do Ceará, o desembargador Teodoro Silva; Bahia, os desembargadores Maricio Kertzaman e Edmilson Jatahy Junior; Piauí, desembargador Erivan Lopes; Pernambuco, Honório Reinaldo e, do Maranhão, Paulo Velten.

Boom

Charge por @izanio_charges

O boom de petshops e da indústria de ração com dezenas de produtos para cães e gatos (tem até lenços e spray para hálito) abriu os olhos de grandes investidores para o setor que cresceu 20% no último ano, segundo reports de consultorias especializadas. Além das megalojas, hospitais veterniários 24 horas ganham as capitais.

Milhas

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, vai notificar a agência de viagens 123Milhas e cobrar explicações sobre o cancelamento de pacotes de viagem e emissão de passagens. A empresa poderá ser alvo de processo administrativo e sofrer sanções. A 123 e as empresas Booking – em dívida com centenas de pousadas no Brasil – e Hurb podem ser alvo de uma CPI que está sendo articulada na Câmara dos Deputados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado