Um bom negócio para investidores e políticos de Brasília – descobriram que diploma dá mais dinheiro que concessões de rádios – o setor de educação superior virou um filão. Atualmente, o Ministério da Educação avalia pedidos para abertura de 4.305 novas faculdades no Brasil. O número estupendo de um segmento que virou uma fábrica de diplomas vem na esteira dos dados levantados pela Coluna: O país possui hoje 327 centros universitários, 92 universidades (entre federais e estaduais) e 2.248 faculdades – destas, 338 solicitam status de centros universitários, com um pool de ofertas de cursos. Tem aluno de sobra: o Governo usa o FIES para subsidiar os grupos educacionais.
Mais 796
Em apenas cinco anos – de 2017 até 2021 – o MEC aprovou a abertura de 796 Instituições de Ensino Superior. Os pedidos não param de chegar ao Ministério.
Boleto alto
Um curso de medicina, hoje, cobra por baixo R$ 9 mil mensais. Os boletos para Odontologia, Fisioterapia e Direito não ficam por menos de R$ 5 mil mensais.
Esplanadeira
- Grupo Safira fica entre as 150 empresas mais inovadoras na 7° edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2021.
- Pesquisa do Pravaler revela que 75% dos alunos do FIES na graduação vieram de escolas públicas.
- Fintech Sled abre vagas para profissionais de TI.
- Sinal de Fumaça lançou linha do tempo com destaques do desmonte da governança socioambiental e das políticas de redução de desmatamento no Brasil.
- Começa dia 8 de novembro a Semana do Jornalista Digital – online e gratuito – da Escola Digitalista.
- Yuool e ONG Afesu reuniram, dia 26, influencers em caminhada em SP para conscientização sobre Outubro Rosa.