Menu
Esplanada
Esplanada

Embratur lançará programa de apoio a parques

Arquivo Geral

25/11/2016 12h00

Atualizada 24/11/2016 22h38

A Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) planeja o lançamento dia 15 de dezembro de um programa de apoio a parques temáticos do País, a fim de atrair turistas nacionais e estrangeiros – como o Beto Carrero, Foz do Iguaçu e para atrativos culturais-turísticos como Gramado (RS). O presidente Vinícius Lummertz dialoga com setores do Governo para um pacote de isenção fiscal à cadeia do setor. O presidente frisa ser essencial a mudança na política de vistos para americanos, como uma das iniciativas. “É o momento em que o Brasil precisa de atrair turistas e investimentos”, diz.

Nova identidade

A Embratur pretende também mudar seu perfil, passar de autarquia a agência para melhor administração de orçamento e autonomia para investimentos diretos e indiretos.

Hermanos lucram

A reciprocidade no visto para americanos preocupa Lummertz. Lembra que a Argentina, ao mudar a regra, atraiu 25% a mais de turistas americanos este ano.

Visto polêmico

Há receio por conta do aumento de vistos negados para americanos. Lummertz tenta convencer o Itamaraty de que há um ‘meio termo’ para mudar o princípio da reciprocidade

Liberou geral

O Identidade Jovem (ID Jovem) que a Secretaria Nacional da Juventude lançará no Palácio do Planalto dia 6 de dezembro prevê uma medida ousada além dos direitos já garantidos pela classe estudantil. Segundo o secretário Bruno Júlio, a nova carteirinha, que será digital, dará direito a meia entrada em atrações para todos os jovens – estudantes ou não – de até 29 anos, que comprovarem ser de baixa renda.

Novembro amargo

O novembro não traz boas lembranças para o ministro Geddel Vieira Lima. Em novembro de 1993, há exatos 23 anos, Geddel estava no centro do escândalo dos Anões do Orçamento. Saiu incólume das acusações de destinação de emendas suspeitas e de ter recebido propina de empreiteiras.

No reduto

As planilhas de investimentos do ministério da Integração Nacional, pasta que Geddel Vieira Lima chefiou por três anos, em pleno Governo Lula, mostra como o baiano foi generoso com a terra natal. Mais de 60% dos recursos foram destinados para municípios baianos às vésperas de 2010. Esforço em vão, porque perdeu a eleição para senador em 2014.

Azedou

O clima é tenso no Planalto. Ninguém acima e abaixo de Geddel Lima aceitou suas explicações sobre o caso do prédio em Salvador. Consideram a fala “simplória”.

No stress

O presidente da Comissão de Ética da Presidência, Mauro Menezes, diz adotar postura “absolutamente isenta” sobre denúncias. “Não há nenhum tipo de pressão”.

Explica mais

O senador Lasier Martins (PDT-RS) recorreu a um discurso inusitado ao sair em defesa da PEC do Teto de Gastos. “A PEC 55 tem aparência de loucura. Ninguém ignora que chegamos a esse momento que parece perda de juízo governamental. Mas quebraram o País após as insânias dos governos petistas”.

Política cultural

Ex-aliado de Lula, o novo ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS), oposição ao PT desde 2006, virou o ocupante da pasta mais político da História: “Aproveitem e discutam porque os tempos de Lula nos legaram infelizmente o aumento da desigualdade racial no País”.

Vai dar samba

A Secretaria de Segurança de SP fará operação especial para monitorar o protesto de domingo na Av. Paulista. Além do ex-presidente Lula, confirmaram presença o uruguaio José Mujica, o cantor Chico Buarque e estudantes de outros Estados.

“Não vou me calar”

Saiu atirando da comissão das 12 medidas de combate à corrupção o deputado Francischini (SD-PR): “Fui retirado pelos motivos: não aceito anistiar Caixa 2 e muito menos causar um racha entre a PF e MPF, bem como criminalizar o MPF e juízes.”

PF & Lava Jato

A assessoria da Polícia Federal nega qualquer mudança na política de conduta da corporação na operação, na troca dos delegados. A Coluna mantém o publicado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado