O presidente Michel Temer escreve de próprio punho trechos de sua defesa que será encaminhada à Câmara dos Deputados para tentar evitar que a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegue ao Supremo Tribunal Federal. Apesar de as acusações de Janot serem direcionadas para a acusação de corrupção passiva, o peemedebista e o advogado Antônio Cláudio Mariz vão negar, na peça, a suposta tentativa de obstrução da Justiça no caso JBS – mote da próxima denúncia de Janot.
Sem coincidências
A boa vontade do presidente Michel Temer em ajudar o Estado do Rio está diretamente ligada à escolha do carioca Sérgio Zveiter como relator da denúncia da PGR na CCJ.
JB na área
O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, hoje advogado, é candidatíssimo em 2018. Já tem até partido, no qual vai se filiar em breve.
Atrás de votos
A futura PGR Raquel Dodge foi flagrada correndo, literalmente, pelos corredores do Senado e esbaforida na porta do gabinete do senador Armando Monteiro.
Já era
A apatia dos poucos presentes num plenário vazio pela metade mostrou a Aécio Neves (PSDB-MG), ontem, que ele morreu politicamente. Após discurso de defesa, poucas e tímidas palmas – entre elas a do chanceler Aloysio Nunes, que está licenciado da cadeira. E semblantes indiferentes. Bem diferente de quando reassumiu o mandato após a derrota para Dilma Rousseff.
Paes 2.0
Eunício Oliveira vai assumir pela primeira vez a presidência da República, com viagens de Temer e Rodrigo Maia. Em 1989, seu sogro, Paes de Andrade, presidente interino, transferiu a capital por um dia para a cidade-natal Mombaça (CE) e aterrissou lá.
Dois lados
O deputado Rodrigo Pacheco (PMDB), chefão da CCJ da Câmara, fala grosso contra o Governo e prega neutralidade porque está com um pé no PSDB, revelou a colunista Amália Goulart, do Hoje em Dia de BH.
É pouco
A Lei 13.461 sancionada por Temer denomina Rodovia Mestre Dominguinhos o trecho da BR-423 entre São Caetano e Garanhuns (PE). É muito pouco para o artista que foi.
Salve o garnisé
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara debate a apresentação de Projeto de Lei para aumento de pena de maus tratos a animais. Quer atingir em cheio as rinhas de galos.
Na nossa mesa
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, determinou a criação de uma força-tarefa da fiscalização e devassa nos frigoríficos do Amapá, o segundo maior exportador de peixes do País. Os pescadores estão vendendo para o Sudeste e Nordeste peixes estragados, e com adição (pasmem) de soda cáustica e água oxigenada para disfarçar o odor.
Câncer no prato
A séria denúncia foi feita pelo presidente do Sindipesca do Amapá, Francisco Odilon Filho, que entregou um dossiê com fotos e relatos de testemunhas. Os frigoríficos vendem os peixes bons para a Europa e mandam os podres para supermercados de outras capitais. Os produtos nas escamas são cancerígenos.
Ponte da discórdia
Os brasileiros continuam barrados no lado francês na Guiana na ponte Oiapoque (AP)–São Jorge (Guiana) recém-inaugurada, como revelou a Coluna. O Itamaraty avisa que o Governo intensificou negociações com o país vizinho em favor “da eliminação da exigência de vistos aos brasileiros, embora reconheça os esforços” da França.
Do coldre
A Taurus doou 40 armas da série T para as Polícias Civil e Militar de Minas Gerais, e para a Secretaria de Administração Prisional do Estado.
ABI
O ministro Dias Toffoli, do STF, e o ex-ministro Nelson Jobim participarão do painel Reforma Política, no Congresso Nacional do IAB – 174 anos, que o Instituto dos Advogados Brasileiros realizará de 31 de agosto a 2 setembro em João Pessoa (PB).