Menu
Esplanada
Esplanada

Cunha a Temer: “Não caio sozinho”

Arquivo Geral

30/06/2016 12h00

Dida Sampaio/AE

O encontro cortês entre o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o presidente da República Michel Temer, no domingo, teve seus momentos de ameaça velada. Cunha voltou a afirmar, em outras palavras, que “não vai cair sozinho”. Para bom peemedebista, um olhar incisivo bastou.

Hypermarcas

A delação do ex-executivo da Hypermarcas, o mesmo que entregou ter pagado R$ 30 milhões a senadores do PMDB, pega em cheio um nome nacional do DEM.

Rota da rampa

Um amigo próximo de Michel Temer (foto) garante que, hoje, ele é candidato à reeleição. Nega porque tem a estratégia de esperar ser aclamado candidato pelo partido.

Saco de presentes

A grande jogada de Temer: agora vê-se que o rombo de R$ 170 bilhões está cheio de benesses que serão liberadas a conta-gotas. O reajuste do Bolsa Família, determinado ontem, foi um deles. O aumento médio, de 12,5%, foi superior à inflação. E ao que Dilma teria dado.

Bicho solto!

A legalização dos jogos vem aí. Porém o que mais anima contraventores do Bicho é a inclusão no texto do projeto da Câmara de perdão pelos processos judiciais em tramitação. O relatório vai a plenário semana que vem, e depois para o Senado (que também tem o seu projeto). A proposta da Câmara é a que mais agrada ao Planalto.

O caso Jobim

Nelson Jobim era cotado para voltar à Defesa ou à Justiça no Governo Temer. Mas dançou quando um amigo ligou para Temer prestes a assumir: “Soube do papo do triunvirato do novo Governo?”. Temer negou. “Serão José Serra, Jobim…”.

Três em um

Michel Temer não se segurou: “E qual o terceiro ministro?”. No que ouviu assustado: “Ministro, não, o terceiro é você”. O presidente desistiu de Jobim ao farejar que ficaria refém da dupla. Jobim e Serra são unha e carne.

Domínio duplo

Jobim queria o Ministério da Justiça, e ainda teria boa ingerência e poder de influência na Defesa, porque é bem quisto pelos militares das três Forças, os quais sondou.

Confiança é tudo

O general Etchgoyen, do GSI, fez limpa na ABIN. Ele próprio elaborou listas tríplices de servidores para cargos de comando, e os entrevistou. Levou os escolhidos a Temer.

Tempo, tempo

Mais uma vez a Câmara caiu na estratégia de Eduardo Cunha. Iniciou debates intermináveis sobre o Ronaldo Fonseca, aliado escolhido como relator da cassação na CCJ. Quanto mais questionam, mais Cunha ganha tempo.

Flores do Impeachment

Telespectadores se solidarizaram com Janaína Pascoal quando a senadora Gleisi Hoffman a mandou calar a boca. Dois advogados e um estudante enviaram-lhe flores. A senadora Vanessa Graziottin também ganhou um buquê, pelo seu aniversário.

Ele x ela

A rinha entre o senador Lindbergh Farias e Janaína Paschoal fica mais tensa a cada sessão da Comissão. Ela debocha da defesa e ele responde: “Ela atua como se fosse uma senadora eleita pelo povo, e não uma advogada contratada pelo PSDB.”

Ah, doutora…

Um cidadão de Brasília, com número de celular parecido com o de uma senadora, foi surpreendido com uma mensagem equivocada ontem. Era de uma juíza de Salvador, membro da Anamatra 5, pedido apoio para um projeto de recomposição de subsídios…

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado