Menu
Esplanada
Esplanada

Brasil tem mais de 22 mil foragidos com mandado de prisão

Leandro Mazzini

10/09/2021 16h58

Foto: Reprodução

O foco, hoje, está nos mandados de prisão determinados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra dois bolsonaristas considerados foragidos: o líder caminhoneiro Zé Trovão, e o jornalista Oswaldo Eustáquio, de direita e simpatizante do presidente Jair Bolsonaro.

Mas o problema é muito maior Brasil adentro. Hoje, o Banco Nacional de Mandados de Prisão, tutelado pelo Conselho Nacional de Justiça, registra mais de 329 mil mandados em aberto. Desse total, 22.649 são de foragidos e 307.042 de pessoas procuradas.

Zé Trovão e Eustáquio estão no México – o jornalista, há três semanas, para onde foi denunciar à imprensa internacional a prisão do deputado federal Daniel Silveira; e o caminhoneiro fugiu para lá quando percebeu que suas ações de incentivar bloqueios nas estradas o levariam à prisão. Quem patrocinou essas viagens, ainda é um mistério.

Ambos estavam em Guadalajara, até ontem, e avisaram pelas redes sociais que voariam para a Cidade do México. Mas não descartam, segundo um contato de Eustáquio que mora em Brasília, acreditem, pedir asilo político em alguma embaixada de país que decida os acolher.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado