Menu
Brasília em duas rodas

Equipamentos de segurança para pedalar

Todo mundo sabe que o “pretinho básico” é preferência nacional! E no ciclismo não é diferente… mas você já parou pra pensar que pode ser muito mais seguro vestir cores mais abertas e chamativas? E esse é exatamente o nosso tema de hoje: segurança para pedalar!

Fabrício Lino

06/11/2020 10h59

Km 4 - Equipamentos de segurança para pedalar

Km 4 – Equipamentos de segurança para pedalar

E engana-se quem pensa que os equipamentos de segurança no ciclismo se resumem a capacete, cotoveleiras e joelheiras!

Óculos

Quem já anda de bicicleta, seja por esporte, lazer ou deslocamento, já deve ter pedalado por alguns metros ou quilômetros sem óculos, né? E é bem provável que, ainda que tenha sido por pouco tempo, alguma coisa tenha invadido os olhos ou atrapalhado a visão desse ciclista por alguns segundos. Justamente por isso que os óculos são considerados um equipamento de segurança na prática ciclística. É ele que protege os olhos das intempéries do tempo e de objetos que possam atrapalhar a visão ou, até mesmo, machucar os olhos de quem pedala. No ciclismo de estrada, inclusive, há quem diga que ele serve também para esconder ou tentar disfarçar um possível cansaço do ciclista para que os adversários não percebam (estariam os óculos ficando tão grandes por isso??? rs).

Km 4 - Equipamentos de segurança para pedalar

os óculos são considerados um equipamento de segurança na prática ciclística.

Luvas

Outro item super importante quando se pensa em pedalar com segurança são as luvas, afinal, andar de bicicleta é quase sinônimo de quedas, não é mesmo? E seja naquele tombo bobo por ter parado a bike sem ter tirado a sapatilha do pedal, seja naqueles tombos mais sérios dignos de piruetas, o reflexo de colocar as mãos para nos proteger é tão automático que, geralmente, o primeiro contato do corpo com o solo, seja ele terra ou asfalto, é justamente com as mãos. Aí, independentemente da intensidade ou gravidade de uma ida ao chão, é neste momento que ralamos, cortamos e descascamos um bom pedaço de pele das mãos que vai arder e dificultar muito as ações do dia-dia. Portanto, proteger as mãos faz parte da indumentária e da segurança ciclística.

Quem já caiu de bike sabe bem o que estou falando e, se você ainda não caiu, terá certeza de que as luvas são importantes quando for ao chão (pois no ciclismo é só questão de tempo mesmo). Além disso, as luvas também ajudam muito a manter as mãos mais aderentes ao guidão, evitando que o excesso de suor possa deixá-lo escorregadio e, assim, possa dificultar o manuseio firme do guidão. E, aqui, vai uma dica valiosa pra quem faz mountain bike: prefira as luvas de dedos longos. Acreditem, já me arrependi amargamente por não estar usando luvas de dedos longos em um super tombo numa trilha de Brasília em 2004.

Km 4 - Equipamentos de segurança para pedalar

Luvas são importantes quando for ao chão

Roupas

A essa altura, você pode estar se perguntando por que eu comecei o texto falando de roupas com cores mais abertas e chamativas, né?! Pois bem, por mais finas, leves e frágeis que as roupas possam ser, a verdade é que – dependendo das cores – elas podem te proteger e aumentar bastante a segurança em sua pedalada. Vestir cores mais abertas, chamativas e brilhantes faz com que o ciclista seja visto com mais facilidade. Uma camisa preta será menos vista que uma camisa azul, que será menos vista que uma camisa amarela! Lembre-se disso na hora de escolher seus uniformes!

Km 4 - Equipamentos de segurança para pedalar

Vestir cores mais abertas, chamativas e brilhantes faz com que o ciclista seja visto com mais facilidade.

Luzes de sinalização

E, já que o assunto é “ser visto”, não podemos deixar de citar as luzes como mais um equipamento de segurança, não é mesmo? É importante que elas sejam usadas tanto para clarear a visão, quanto para tornar mais fácil a identificação do ciclista. Nos pedais noturnos, elas são obrigatórias. Durante o dia, tenho o costume de usar luzes traseiras principalmente quando vou treinar em estradas ou trechos menos urbanos. Na última segunda-feira, um veículo se aproximou de mim no meio da subida da QI-23 e um senhor, em tom bem caipira, disse: “Moço, essa luz aí é boa mesmo. Estou vendo desde lá de baixo…”. Eu acenei, dei um sorriso e percebi que estava fazendo a minha parte no trânsito. E, lembre-se: luz branca na frente e luz vermelha atrás. Este é um consenso (recheado de história) para o trânsito terrestre (diferente da aviação e navegação).

Km 4 - Equipamentos de segurança para pedalar

Não podemos deixar de citar as luzes como mais um equipamento de segurança

Capacete

Agora que já estamos com olhos e mãos protegidos, e já estamos bem visíveis, podemos falar da clássica tríade de equipamentos de segurança no ciclismo, começando pelo mais importante, o que protege a cabeça! Me parece que é nela que guardamos as mais belas memórias, né!? Incluindo as pedaladas mais incríveis e aquelas paisagens de tirar o fôlego! Então, é de suma importância que a mantenhamos protegida! E o que não vai faltar é modelo de capacete pra você escolher. Desde uns com preços semelhantes ao de algumas luvas, até outros que custam quase o mesmo que algumas bicicletas… Em todo caso, o importante é que o capacete tenha um selo de qualidade e certificado do INMETRO; se encaixe perfeita e anatomicamente ao formato da sua cabeça; e esteja sempre muito bem afivelado! Mas lembre-se de que um bom capacete pode te livrar de sérios danos causados por uma colisão ou queda. Então, não economize tanto na hora de escolher o protetor para a cabeça e, garanta que suas lembranças e memórias permaneçam sempre bem guardadas!! rs

Km 4 - Equipamentos de segurança para pedalar

É de suma importância que a mantenhamos protegida

Joelheiras e cotoveleiras

Por fim, mas não menos importantes, temos as joelheiras, cotoveleiras, caneleiras e até protetores de coluna, mais voltados para quem pratica mountain bike em pistas, altas rampas, drops e afins, e facilmente encontrados em lojas de esporte. Se esta for a sua modalidade, esteja ligado e não se esqueça de sempre utilizar os equipamentos indicados.

Km 4 - Equipamentos de segurança para pedalar

Joelheiras e cotoveleiras completam os equipamentos básicos de segurança

Agora que você já conheceu os principais equipamentos para tornar a sua pedalada mais segura, lembre-se de usá-los no seu próximo pedal! O uso correto desses itens, além de diminuir muito a possibilidade de lesões, pode até mesmo salvar sua vida!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado