Menu
Brasília em duas rodas

Pedalar ou andar de bicicleta?

O simples ato de girar os pedais para a frente leva ao resultado extraordinário de sentir “o vento na cara” quando usamos uma bicicleta. É mágico e prazeroso; uma sensação única de liberdade e de prazer!

Fabrício Lino

09/10/2020 13h33

Pedalar ou andar de bicicleta?

Foto: Divulgação

Apesar disso, é bem verdade que, há até pouco tempo, a bicicleta era um objeto destinado quase que exclusivamente às crianças e aos atletas, ainda que amadores. Nos demais casos, acabava se transformado numa espécie de cabide em casa ou num objeto empoeirado na garagem ou nos bicicletários.

Felizmente, estamos percebendo uma presença cada vez maior das bicicletas nas ruas e avenidas da Capital, que já é reconhecida como um berço de campeões quando se fala em ciclismo, afinal, nossas belas e largas avenidas são um tanto convidativas para a prática do esporte!

E para garantir que suas pedaladas lhe trarão prazer além de momentos mágicos e gostosos, é preciso definir algumas coisas, e a primeira delas é ter em mente o que você quer da bicicleta e como pretende usá-la: passear nos finais de semana no eixão do lazer ou andar entre a natureza do Jardim Botânico? Andar por zonas rurais, estradas de terra em meio à natureza ou ganhar velocidade e fazer força pelo asfalto cruzando os belos monumentos da cidade?

bicicleta

Eixão (foto) e Parque da Cidade agora têm reforço da W3 Sul na lista de espaços públicos reservados ao lazer | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

É muito comum ver pessoas desistindo de usar a bike em virtude de aquisições erradas, seja por equívoco do vendedor, seja pela falta de informação nas aquisições on-line. Então, a primeira coisa a se fazer quando se pretende entrar pro “mundo das bicicletas” é procurar um profissional que possa te orientar com base nos seus anseios e que consiga te levar ao prazer de sentir o vento na cara, pois, acredite, comprar uma bicicleta é muito mais que escolher um modelo de bike bonito e sair pedalando por aí!

E nem precisa falar da importância dos equipamentos de segurança e da legislação de trânsito, né?! Além disso, conhecer os locais mais agradáveis para girar e ter bons parceiros de pedal também são coisas importantes a se levar em consideração antes de viver as mais diversas aventuras e histórias que a bicicleta vai te proporcionar.

bicicleta

Domingos e feriados o trânsito de ônibus e automóveis é interrompido, das 6h às 17h, entre as quadras 503/703 e 515/715 Sul | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Por isso, pense na bicicleta também como um investimento e não apenas como um custo ou meio de locomoção. Ela te levará a locais que sempre quis ir e a lugares que você nunca imaginou; vai te promover qualidade de vida e melhoria da sua saúde; e ainda vai te proporcionar experiências únicas que só se pode vivenciar usando uma bike!

E aí, vamos aproveitar os quatro cantos do DF pra girar e viver melhor? Brasília está pronta para receber você e sua bike, seja para curtir ou pra treinar, mas sempre pra se divertir!

Fiquem ligados na coluna Brasília em duas rodas

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado