Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Blogs e Colunas

Você sabe o que é decoração sustentável?

Dicas e inspirações para transformar sua casa em um ambiente sustentável

Você sabe o que é decoração sustentável?

Para essa semana eu separei um tema muito importante para todos nós. A preocupação que devemos ter com o nosso meio ambiente. Essa conscientização é importantíssima e deve começar na nossa casa.

Além da reciclagem do nosso lixo é necessário que saibamos, como consumidores, o que estamos comprando. Você já parou para pensar na hora de comprar um produto: De que material é feito? Qual origem desse material? Qual sua durabilidade? Pois, bem, essa é uma preocupação tão óbvia para uns, mas que muitos ainda não sabem, ou não se preocupam.

Quando tomamos conhecimentos da quantidade e da qualidade dos bens naturais que consumimos, nós conseguimos diminuir sua utilização, ou seja; nós conseguimos reutilizar os bens sempre que possíveis ou, reciclá-los.

Quando pensamos em usar recursos naturais de uma forma que não vá prejudicar gerações futuras e conseguimos renovar os recursos naturais utilizados estamos falando em sustentabilidade.

Fazer uma decoração sustentável, portanto, é fazer a escolha certa dos recursos naturais para que causem menos danos possíveis ao nosso meio ambiente.

Outro fato que não posso deixar de falar é a economia a longo prazo que você consegue gerar tendo uma casa sustentável. E é exatamente essas dicas que quero para passar para você essa semana.

Escolha dos móveis

Procure se informar sobre a procedência da fabricação dos móveis que você pretende comprar. Procure por marcas sustentáveis que utilizam madeira de reflorestamento, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses móveis não agridem o meio ambiente, possuem qualidade e durabilidade e deixam sua casa linda, agradável e sustentável.

Os móveis de fibras naturais é uma excelente dica. Eles são de fáceis reposição na natureza e de alta durabilidade também.

Hoje esse material tem ganhado muito espaço na decoração de espaços internos, antigamente usado muito em varandas. O uso desses materiais dentro de casa dá um toque mais leve e delicado ao ambiente.

Os móveis feitos de fibras naturais, como a palha de vime, junco, apuí substituem os de madeira e de materiais sintéticos. Eles podem compor uma sala de estar, copa, quartos …enfim, você pode usá-los na casa toda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você pode usar em luminárias, baquetas, cadeiras, armários, vasos, persianas e etc. Tudo vai depender do seu estilo. Se você gosta de um estilo mais rústico, campestre, pode caprichar na escolha desses materiais. Caso contrário você pode equilibrar o seu ambiente com algumas peças, dando um ar sofisticado e agradável.

Reduzir, reutilizar e reciclar

Não é possível falar em sustentabilidade sem pensar em redução, reutilização e reciclagem.

Pense antes de se desfazer de um móvel, será que ele não pode se transformar? Ou será que ele não pode ter outra função?

Hoje você encontra uma infinidade de sugestões e “passo a passo” na internet de coisas que você mesmo pode tentar fazer. Eu acho fantástico!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu inclusive fiz uma matéria sobre Pets, que eu dava a dica de reaproveitar uma mesa de cabeceira em uma linda caminha para seu cão. Dá uma espiadinha lá!

Você pode usar materiais como palhetes, caixotes de madeira, canos de pvc, garrafas pet. Deixe sua imaginação fluir!

Luz natural

Use e abuse da iluminação natural! Elas são ótimas para dar a sensação de amplitude ao seu espaço. Invista, sempre que possível, nos janelões! Deixe o Sol entrar, ventile seu ambiente. Seu ambiente ficará muito mais alegre, você se sentirá muito melhor, sem falar na economia que você estará fazendo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Use plantas

Capriche nas plantas! Elas purificam o ar deixando o ambiente mais fresco e puro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São excelentes para compor a decoração deixando o ambiente mais leve e acolhedor. Sobre as plantas na decoração, vale a pena ler a matéria que fiz algumas semanas atrás.

Lembre se sempre de reduzir, reutilizar e reciclar!! Para ter uma decoração sustentável não basta apenas ter ideias criativas de reciclagem e reaproveitamento de materiais, é preciso ter mais consciência na hora de fazer compras, racionalizar os recursos naturais, substituir os materiais poluentes por ecológicos.

Na próxima semana, mais dicas!








Você pode gostar