Menu
Arquitetura & Design
Arquitetura & Design

5 dicas para montar sua sala de TV

Com estas 5 dicas simples e preciosas, tenho certeza que vão fazer você amar sua sala de TV depois de pronta

Veridiana Arruda

04/05/2021 13h13

5 dicas para montar sua sala de TV

Olá, querido leitor! Na semana passada passamos dicas para montar um Home office, para essa semana escolhemos falar de um ambiente também muito importante na nossa casa, mas, só que desta vez, escolhemos um tema voltado para o nosso entretenimento: a sala de TV ou como também é conhecida Home Theater.

Essa também é uma área que requer uma especial atenção por se tratar de um ambiente que nos permite relaxar, reunir a família e amigos.

Sempre que pensamos no decor de um ambiente temos que focar no máximo de seu aproveitamento da forma mais bem planejada para que seja explorado seu conforto, circulação, praticidade e segurança. Para um bom planejamento é muito importante observar quais são as necessidades da sua família e quais funções você quer para aquele ambiente.
Uma sala de TV bem planejada é essencial para sua saúde! Uma televisão muito grande para o ambiente pode lhe causar dores na coluna ou cansaço na vista, por exemplo. Ela precisa atingir a finalidade desejada que é de relaxar em um ambiente que tem como característica básica ser acolhedor.

As salas de TV podem ter tamanhos diferentes, podem ser integradas ou não a outros ambientes, como sala de estar, jantar, a cozinha americana, uma varanda por exemplo. Podem, algumas vezes, acumular mais de uma função como de sala de estar e TV ao mesmo tempo.

Nos ambientes integrados procure posicionar a TV de forma que ela esteja voltada para todos os ambientes na medida do possível. Por exemplo, uma parede que te permita ver da varanda, da sala de jantar… fica ótimo para assistir um jogo ou colocar shows na hora de receber os amigos.

Não importa de qual tipo sua sala seja, vamos oferecer dicas preciosas para te ajudar. Então vamos lá!

Dica 1: Espaço

Antes de sair comprando aquela TV dos seus sonhos que está com um descontão na loja, atente para ver as medidas do seu espaço. A distância entre o sofá e a televisão é fundamental, deve ser o primeiro ponto a ser pensado na composição da sua sala.

No site das grandes marcas de TV você pode encontrar as tabelas com as medidas de distanciamento do sofá em relação ao tamanho da tela do aparelho, bem como de acordo coma a tecnologia que ele possui, padrão, 4K e assim em diante.

Por exemplo, uma TV de 32 polegadas deve ficar a uma distância de 1,80m. Já uma TV de 50 polegadas deve ficar a uma distância de 2,5m e assim por diante.

O segundo ponto a ser observado é a altura da televisão. Ela deve ficar na altura dos olhos da pessoa que está sentada no sofá. Geralmente, ela deve ficar a 1,20 metro do chão. É importante que o observador não precise forçar o pescoço.

Veja bem seu espaço para conseguir uma proporção legal dos móveis para se ter uma boa circulação. É interessante ter uma distância, em média, de 70cm entre os móveis que você irá usar para compor sua sala de TV. Friso, em média! Para uma mesa de centro é interessante uma distância de uns 60 cm para que não fique muito longe e desconfortável.

O terceiro ponto é estudar bem a parede que será instalado seus aparelhos. Veja bem o número de tomadas, as especificações dos fabricantes para cada aparelho, não tenha preguiça, leia os manuais!!! Esse planejamento do espaço é essencial para se evitar “gambiarras” perigosas para o bom funcionamento do seu Home Theater e para sua segurança.

Dica 2: Iluminação

Aqui, a nossa dica é caprichar na iluminação indireta e quente. Evite usar iluminação branca, dê preferência as lâmpadas amarelas elas proporcionam mais conforto visual e aconchego ideal para o ambiente de sala.

Hoje já existe no mercado bastante tipos de luzes de Led. São mais econômicas e possuem uma durabilidade bem maior, vale muito investir nelas!

Também é muito legal usar dimmer, um acessório que você pode regular a intensidade da luz no ambiente. É excelente para evitar reflexos na tela do seu televisor atrapalhando a nitidez e a imagem.

Outra iluminação interessante para compor seu ambiente são as fitas de Led que você pode usar dentro dos nichos ou prateleiras do seu móvel ou painel de seu Home Theater.

Dica 3: Acústica

Combinado com uma boa iluminação, seu Home Theater deve ter uma boa acústica. Ter um bom isolamento térmico e acústico é imprescindível para ter um ambiente agradável e acolhedor.

Mas como obter isso? Aí entra em ação duas estrelas para esse ambiente: o tapete e a cortina.

Dê preferência a tapetes mais macios. Em um dia de jogo com vários amigos eventualmente pode acontecer de ter que sentar no chão, portanto opte para um que traga conforto. Uma boa opção de tapete são os que possuem fibra sintéticas. São ótimos para residências com animais de estimação, crianças, pessoas alérgicas e também por serem fáceis de limpar.

O tapete não deve ter o tamanho todo do ambiente, é bonito deixar uma borda do piso em volta como uma moldura. Coloque as pontas dele embaixo do sofá.

Na hora de escolher o seu tapete, procure combinar os tons de cores com o resto da sua decoração para que haja um equilíbrio entre o seu tapete e as cores de seus móveis e objetos.

A cortina além de oferecer um conforto visual quebrando a incidência de luz natural ao ambiente, também é ótima para absorver o som ajudando no conforto áudio/visual.

Então observe qual a necessidade do seu ambiente, se você irá precisar de uma cortina com vedação total ou só minimizar a incidência de luz, por exemplo. Combine o estilo da cortina com o resto do ambiente harmonizando a cor dela, assim como na escolha do tapete.

As almofadas também são fundamentais para compor esse ambiente, lembre-se delas! Em um ambiente todo neutro, por exemplo, fica muito legal dar cor a elas.

Dica 4: Sofá

Para a escolha do sofá é importante saber o posicionamento que ele terá na sala para que você saiba quais as dimensões que ele poderá ter e qual o melhor tipo para ele compor a funcionalidade do seu ambiente. Ele pode ser em “L”, pode ser retrátil, são várias as opções hoje no mercado.

Escolha um bom tecido, que lhe traga conforto. O tecido também ajudará na acústica do ambiente. Faça um teste antes de comprar para ver se o sofá lhe dará todo o conforto que você procura.

Harmonize a cor dele com todo o ambiente que ele ocupará.

Para salas pequenas invista em sofás que não possuem braços. O ganho de espaço faz toda a diferença.
Mas preste atenção, ao comprar um sofá novo fique atento a altura dele. Pois um sofá muito baixo pode ser desconfortável no dia a dia, principalmente para gestantes e idosos.

Dica 5: O rack e o painel

Na hora de escolher o seu rack tenha em mãos as medidas da parede que ele irá ficar, o tamanho da sua televisão, a decoração do ambiente, para que fique tudo harmonioso, elegante e funcional.

Você pode optar por colocar um painel. É uma ótima peça decorativa e perfeita para esconder toda a fiação. Pode ser de madeira, alvenaria, até mesmo de pedra. A escolha vai do gosto e necessidade de cada um.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Uma ótima semana!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado