Menu
Arquitetura & Design
Arquitetura & Design

Já pensou em ter um lindo pergolado em sua casa?

Hoje vou dar a vocês algumas dicas bem úteis e interessantes para planejar um lindo pergolado em sua casa

Veridiana Arruda

05/10/2021 17h59

Já pensou em ter um lindo pergolado em sua casa?

Foto: Rafaela Netto

Você sabe o que é um pergolado? Já ouviu falar?

Essa semana eu quero dar dicas para vocês sobre essa estrutura muito charmosa que pode exercer diferentes funções na área externa da sua casa, como no quintal, terraço, jardim, varanda.

O pergolado no Brasil teve como inspiração as graciosas “pérgolas” italianas, estruturas usadas como suporte para o plantio de parreiras de uvas.

Ele é uma estrutura formada por colunas ou pilares e vigas paralelas que podem ser abertas ou fechadas com vidro ou outro material com objetivo de criar uma agradável área de sombra e ter estilos e funções diferentes.

Para que fique bem bonito e atenda a finalidade que você busca é importante fazer um bom projeto. E eu vou te ajudar passando algumas dicas!

Estude o local

Comece fazendo um estudo do local onde você quer montar o seu pergolado. Dê prioridade para áreas planas para a redução de custos na hora da execução da sua estrutura.

Veja qual o uso que você quer para a escolha do local mais indicado na sua área externa. O pergolado pode ser usado para área gourmet, para relaxamento, para cultivo de plantas, para prática de exercícios, meditação, garagem….nossa dá para usar a criatividade!!

Assim, por exemplo, se você quer um espaço para meditação, não tem problema nenhum a montagem ser mais distante e isolada da sua casa. Mas se você quer um espaço gourmet, a não ser que você tenha toda a estrutura para o uso, eu sugiro que seja mais próximo da sua cozinha.

Leve em consideração o clima da sua região. Se chove muito, qual a intensidade do vento, a incidência do Sol. Já vi pergolados de vidro, por exemplo, que esquenta muito durante o dia ficando muito desconfortável ficar nele.

Fique de olho na ventilação do ambiente para que fique bem agradável.

Escolha do material

Antigamente fazia muitos pergolados rústicos, na madeira. Hoje já existem pergolados em aço, vidro, concreto, ferro ou alumínio.

O tipo de material deverá seguir o estilo da sua casa, o tipo de uso que vai ter e de acordo com as interferências climáticas da sua região para maior resistência.

Para pergolados de madeira, geralmente são usadas a compensada, castanheira ou nogueira. Lembre-se de usar um bom impermeabilizante nelas para maior durabilidade.

Também pode ser usado o Bambu. As toras de Eucalipto ficam lindas perfeitas para dar um clima mais praiano.

Os pergolados de ferro são mais modernos. Também apresentam uma vantagem tremenda por terem menor custo, maior resistência e, por consequência, exigir menos manutenção em relação a madeira.

Assim como os de ferro, os feitos em concreto também são muito resistentes. São ideais para serem anexados a varandas e corredores.

Para a cobertura pode ser usado, vidro, tecidos resistentes e apropriados para áreas abertas, fibras naturais, até mesmo plantas, como as trepadeiras.

Se você for criar uma estrutura de pergolado para usar como garagem, a minha dica é fazer uma cobertura usando placas de policarbonato ou vidro que protegerão seu veículo das ações climáticas.

Toque final

Para dar um toque final, minha dica é caprichar no uso de plantas, flores e apostar na iluminação.

Pode ser uma iluminação simples, focal. Pode usar as fitas de LED, ou o varal de lâmpadas que torna o ambiente extremamente aconchegante durante a noite.

O legal que o pergolado vai bem em qualquer cantinho dando um toque todo especial agregando maior valor ao seu imóvel com um excelente custo-benefício.

Ficou com vontade de ter um? Veja mais algumas ideias e inspire-se!

Até a próxima semana!!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado