Menu
Arquitetura & Design
Arquitetura & Design

Que tal decorar sua área de serviço?

Dicas práticas para deixar sua área de serviço linda

Veridiana Arruda

03/08/2021 9h51

Que tal decorar sua área de serviço?

Olá!! Hoje eu escolhi falar sobre a área de serviço. Esse espaço, muitas vezes esquecido, também merece ser bem decorado e, principalmente, organizado.

A área de serviço ou também chamada de lavanderia, tanto faz, é o local na nossa casa que lavamos e passamos nossas roupas e também armazenamos os produtos para limpeza.

Em alguns casos esse ambiente acaba ficando mais isolado da visão dos visitantes, o que acaba sendo o último item na lista de decoração. Já em outras situações acaba sendo uma extensão da cozinha, sendo imprescindível seu projeto.

Não importa o tamanho da sua área, é importante fazer um planejamento bem criterioso dos itens que você irá precisar. Nesse espaço instalamos necessariamente a máquina de lavar roupa, varal, tanque, armário e/ou prateleiras para armazenamento dos produtos.

Nas casas em que esse ambiente é grande, pode exercer outras funções além dos cuidados com a limpeza das roupas. Para a elaboração do projeto, portanto, deve se levar em conta o estilo de vida dos usuários e todos seus interesses para esse ambiente.

Por exemplo, eventualmente, um lugar para guardar a bicicleta, para cultivar plantas, um cantinho para seu pet e por aí vai…

Alguns apartamentos possuem apenas a entrada social, ou seja, pela sala. Mas em outros casos você possui a entrada de serviço. Essa entrada acaba sendo usada para chegar em casa com as compras, malas de viagem, para os pets. A maioria dos prédios, inclusive, estipulam essas regras para o uso do elevador de serviço para essas situações.

Nessa hipótese é muito importante que a entrada da sua área seja livre, com uma boa circulação para que você consiga entrar com suas compras com conforto. Nada de entrar e casa, cheio de sacola de supermercado tropeçando em balde, rodo ou vassoura!!

A dica é fazer uma lista de todos os itens que você terá que guardar nesse ambiente e investir em armários planejados e prateleiras para que tudo tenha seu lugar certo e fique guardado.

Seu ambiente irá ficar limpo, organizado e o melhor de tudo: prático!

A compra da máquina de lavar roupa deve ser bem pensada. Leve em consideração a quantidade de roupa e o tamanho da sua área. Pense também na abertura para colocar a roupa na máquina.

As máquinas que possuem abertura frontal, podem ficar sob a bancada, oferecendo maior aproveitamento do espaço. Essa é uma ótima dica e fica super charmoso.

Mas atenção para a altura da bancada, é importante que tenha a altura correta para não causar desconforto e até problemas de saúde.

Em lavanderias pequenas, também invista numa máquina lava e seca para melhor aproveitamento do seu espaço.

Quando a área de serviço é integrada a cozinha, como em apartamentos pequenos, é recomendável que você use o mesmo material e acabamento da cozinha. Ela deve ser uma continuação.

Inclusive, nos eletrodomésticos. Se você usou inox no fogão, geladeira, micro-ondas, deve usar o mesmo inox na sua máquina de lavar roupa, por exemplo.

Deixe tudo seguir o mesmo padrão, inclusive nos materiais usados para piso, revestimento de parede e bancada.

Cestos e caixas organizadoras são excelentes para qualquer tipo ou tamanho de lavanderia.

Assim como a cozinha, essa é uma área úmida da casa. Para melhor segurança, coloque piso antiderrapante. Para o revestimento das paredes, pode ser ladrilhos, azulejos, até papel de parede próprio para a áreas úmidas.

Preste muita atenção na hora de guardar os produtos de limpeza, guarde os em lugares mais altos se você tiver criança ou pets em casa.

Quanto a escolha da cor, siga seu gosto e o mesmo estilo do resto da sua casa.

Você também pode dar um charme todo especial usando quadrinhos e plantas!

Inspire-se!

Boa semana!!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado