Menu
Arquitetura & Design
Arquitetura & Design

Dê uma cara nova a ambientes internos usando plantas na decoração

Que tal mudar completamente um ambiente adicionando apenas plantas para mudar a decoração? Confira algumas dicas!

Veridiana Arruda

25/05/2021 12h21

Dê uma cara nova a ambientes internos usando plantas na decoração

Olá!! Para essa semana escolhi falar sobre um item que faz toda a diferença na decoração de um ambiente: as plantas. São inúmeras as dicas que posso dar, porém, para não ficar muito extenso e cansativo optei por falar sobre como usá-las dentro de casa.

Trazer um pouco da natureza para dentro do seu ambiente pode lhe trazer vários benefícios que vão além da estética e purificação do ar. Você sabia que um vasinho de planta na sua mesa de trabalho pode te ajudar na concentração? Na sua criatividade? É ótimo também para adicionar cor ao ambiente tornando o espaço mais alegre, aconchegante.

Você também não precisa de grandes espaços, pode usar pendentes, vasos menores, fazer um jardim vertical são inúmeras as ideias que você pode ter na hora de decorar.

Existem muitas espécies de plantas e você pode usar em todos os cômodos da casa. Mas claro, é preciso observar primeiro o ambiente para ver qual planta é mais adequada. Então, antes de sair comprando tenha em mente algumas dicas que vou te dar.

Primeiro passo é ver a quantidade de luz. Existem espécies que precisam muito de sol, outras, ao contrário, precisam da sombra. Procure priorizar as áreas próximas às janelas, mais iluminadas.

Veja o tamanho do espaço para saber o tamanho da planta que você poderá colocar. Algumas podem crescer muito e atrapalhar a circulação.

Preste muita atenção aos cuidados que a planta precisará, quantas vezes ela precisará ser regada e o tempo que você terá para cuidar dela. Assim, opte por uma que se adeque bem à sua rotina.

Uma ideia bem interessante na hora de decorar é usar, no mesmo cantinho, vasos de diferentes tamanhos, mas lembre-se de sempre harmonizar com estilo do seu ambiente.

Para cômodos pequenos você pode se socorrer aos vasos pendentes. Procure posicionar em um cantinho fora da área de circulação e se você for pendurar mais de um vasinho fica muito charmoso dispor em alturas diferentes.
Plantas como as Samambaias ou Jiboias ficam ótimas em estantes, por exemplo.

Use plantas naturais no seu quarto. Sim! Você pode usar e tem espécies ótimas como a Lavanda, Babosa, Hera que possuem efeito calmante que podem te ajudar muito a melhorar a qualidade do sono, bem como do ar.

Para o banheiro a dica é optar por plantas que se adaptam bem à umidade, como Lírio da Paz, Lança de São Jorge, Bambu.

Na bancada da cozinha, é muito legal fazer uma pequena hortinha com temperos, fica um charme!

Seja qualquer ambiente, sala, varanda, quintal, se você quiser dar um toque especial faça uma iluminação com lâmpadas de Led para não queimar sua planta e de baixo para cima. Estas lâmpadas são menores e podem ficar camufladas no vaso.

Eu já ia me esquecendo de fazer um alerta muito importante: é fundamental o cuidado com crianças e animais de estimação!! Algumas espécies de plantas podem ser venenosas, então é essencial se informar antes e tomar os cuidados necessários para que eles não tenham contato.

Agora que já te dei algumas dicas e algumas imagens de ambientes internos decorados com plantas, inspire-se e transforme seus ambientes!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado