Menu
Arquitetura & Design
Arquitetura & Design

Que tal uma adega para chamar de sua!

Que tal ter uma adega perfeita em sua casa? Hoje temos dicas valiosas e um passo a passo para ter uma para chamar de sua. Confira!

Veridiana Arruda

17/08/2021 10h00

Como montar uma adega em casa

Catiuscia Bellaguarda – Especialista em vinhos e Veridiana Arruda – Colunista na adega do restaurante À Mano. Foto: Henrique Kotnick/Jornal de Brasília

Olá! Nessa semana, me inspirando no friozinho que anda fazendo, escolhi falar de um item muito legal para termos na nossa casa, a adega.

Ter uma adega em casa não é só para os amantes de vinho. Mesmo que você não goste, é interessante você ter em casa um lugar para armazenar algumas garrafas para servir, eventualmente, para seus convidados.

Para montar sua adega você não precisa de muito espaço, mas precisa prestar muita atenção em alguns detalhes importantíssimos para o armazenamento correto dos seus vinhos para que mantenham a qualidade. Foi pensando nestes cuidados que pedi a colaboração de uma expert no assunto, Catiuscia Bellaguarda, Especialista em vinhos e Embaixadora da Vem Vinho.

Foi numa deliciosa conversa com ela e saboreando um delicioso vinho que cheguei nesse passo a passo para a montagem da sua adega.

Primeiro passo: a escolha do local

A escolha do local é o item primordial para seu projeto e aqui existem fatores que devem ser bem pensados.

O vinho é uma bebida que deve ser armazenada com muito cuidado para que não comprometa sua qualidade e longevidade.

Tome cuidado com a iluminação, opte por um local longe de incidência solar.

Você sabia que já foram feitos estudos comprovando a alteração do sabor do vinho de acordo com o tipo de iluminação? Segundo a Universidade de Mainz, na Alemanha, um espaço em que a luz tenha tons azuis ou vermelhos o vinho apresenta um gosto melhor do que no ambiente com iluminação verde ou branca.

Assim como a luz, a temperatura do ambiente também é essencial para a boa qualidade dos seus vinhos. Você precisa escolher um ambiente que não apresente variações de temperatura. Essa variação pode prejudicar a rolha e acabar prejudicando a qualidade final do produto.

Por isso não é recomendável áreas como a cozinha, churrasqueira e lareiras. Uma solução prática, para quem não dispõe de muito espaço é optar pelas adegas climatizadas.

Catiuscia Bellaguarda faz ainda a seguinte ressalva: “Em alguns casos você tem como única opção a de criar nichos na própria cozinha. Nessa hipótese procure posicionar estes nichos distantes do fogão, torre quente ou aparelhos que possam causar o aquecimento nas suas garrafas”.

Para cada tipo de vinho é recomendada uma temperatura ideal para seu armazenamento e serviço.

Para o vinho tinto, a recomendação é que ele fique armazenado em uma temperatura entre 15°C e 18°C. O vinho branco entre 10°C e 12°C. E os espumantes por volta de 8°C.

As adegas climatizadas são ótimas por serem internamente divididas por temperaturas. Assim, você consegue guardar em um mesmo lugar diferentes tipos de garrafas otimizando o espaço do seu ambiente.

O melhor material para manter a temperatura da sua adega é o vidro. Você pode reparar que as adegas geralmente são envidraçadas.

Hoje você já encontra adegas climatizadas que possuem portas de vidro com tecnologia que permitem a proteção contra raios ultravioleta e ainda mantem o visual sofisticado e moderno.

Outro fator importante que deve ser observado na hora de escolher o local é a trepidação. Não pode, de forma alguma, o contato entre as garrafas que podem causar rachaduras nos vidros permitindo a entrada de oxigênio comprometendo a rolha e alterando a qualidade dos seus vinhos.

E lembre-se, fuja de lugares úmidos!

Segundo passo: posição das garrafas

Definido o local, agora é fundamental que você saiba que existe um posicionamento certo para suas garrafas.

Elas devem ser guardadas de forma que o líquido fique sempre em contato com a rolha. A posição mais comum é a horizontal, mas existem algumas adegas que as garrafas são colocadas de cabeça para baixo em um ângulo de 45°.
Na hora de montar sua adega seja criativo. Veja quantas garrafas você pretende guardar e o espaço que você tem disponível. Qualquer cantinho bem projetado pode ser ótimo.

A madeira é um ótimo material, além do vidro, para montar sua adega. Use em prateleiras especialmente desenhadas para suas garrafas.

Se você optar em embutir uma adega climatizada e, nesse caso, lembre-se de deixar uns 10 centímetros de vão para abertura da porta e para a circulação de ar.

Terceiro passo: aquisição dos acessórios certos

Para que fique tudo muito organizado e prático, deixe um local junto a sua adega para guardar todos os acessórios.
Faça uma relação de tudo que você irá precisar como: taças, decanter, saca-rolhas, dosadores.

Faça, se possível, um balcão de apoio para te ajudar na hora de abrir a garrafa e realizar o serviço.

Inspire-se!

Para finalizar a minha matéria, além das imagens para você se inspirar, queria mostrar esse lindo ambiente criado pelas arquitetas Tanara Góis e Vanessa Testoni, do Studio Treevo, para a Loja Lider Interiores no Shopping Casa Park Brasília.

Veja mais ideias para te inspirar!

Adegas climatizadas, uma solução para a falta de espaço!

Existem modelos, a partir de 6 garrafas, o que possibilita que você possa encaixar uma na sua casa, sem necessidade de grandes espaços e modificações.


Serviços:
Catiuscia Bellaguarda
Especialista em vinhos e Embaixadora da Vem Vinho
Instagram: @catiusciacosta (consultoria e cursos)
Site: https://loja.vemvinho.com.br/catiusciacosta

Lider Interiores – Casapark
204 – Piso Superior
Telefone: (61) 33619530/99213-4562
Instagram: @liderinteriores
Site: http://www.lideerinteriores.com.br

Studio Treevo
Instagram:
@studiotreevo
E-mail: [email protected]
Telefone: 61 99135-6996

Agradecimento:
Restaurante À Mano
Instagram:
@amanorestaurante
Site: www.amanorestaurante.com.br
Telefone: (61) 3245-825

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado