Zileide Silva é a vencedora da primeira edição do Prêmio Glória Maria de Jornalismo, concedido pela Câmara dos Deputados ao profissional cujo trabalho ou ações mereçam especial destaque no jornalismo brasileiro. O resultado da votação, feita pela Mesa Diretora da Casa, foi anunciado em 22 de maio. A entrega do prêmio será em sessão solene marcada para 7 de agosto.

A repórter também foi considerada a +Admirada Jornalista Negra de 2023, na primeira edição da premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, realizada em novembro do ano passado, em São Paulo.

Zileide trabalhou na rádio Jornal de São Paulo, Rádio Cultura Brasil, Rede Bandeirantes, TV Cultura e SBT. Na TV Globo, foi correspondente em Nova York, onde participou da cobertura histórica do 11 de setembro e, desde 2009, é repórter especial em Brasília, onde se dedica à cobertura do Poder, acompanhando o dia a dia no Congresso Nacional.

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu em 22 de maio, a existência de assédio judicial contra jornalistas e veículos de imprensa. O julgamento foi realizado em razão de ações apresentadas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
A decisão, tomada de forma unânime, considera inconstitucional o uso de múltiplas ações judiciais para intimidar ou dificultar o exercício da imprensa. Segundo a tese do ministro Roberto Barroso, presidente do STF, uma vez caracterizada essa prática, as ações podem ser reunidas no mesmo foro.
Também foi determinado que “a responsabilidade civil de jornalistas ou de órgãos de imprensa somente estará configurada em caso inequívoco de dolo ou de culpa grave (e evidente negligência profissional na apuração dos fatos)”.
A edição destaca ainda que Ricardo Kotscho receberá o Troféu Audálio Dantas 2024 em 7/6, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, e que a ABCPública chega ao Acre e com isso consolida sua presença em todo o Brasil.
No comunicado que anunciou a premiação, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), Segunda-Secretária da Mesa Diretora, destacou a importância do parlamento brasileiro em reconhecer a jornalista com o prêmio Glória Maria.
“A Câmara dos Deputados se sente fortalecida com o trabalho ético, que valoriza a liberdade de expressão e fortalece a democracia, realizado por Zileide Silva”, disse Maria do Rosário.