Conhecida por brilhar nos carnavais de São Paulo e do Rio, a atriz e dançarina Viviane Araújo tem chamado atenção nas redes sociais após a repercussão de um vídeo em que uma hérnia abdominal fica aparente.

Eleita em 2013 pelo tradicional bloco de carnaval Cacique de Ramos como “rainha das rainhas”, Viviane Araújo é um dos grandes nomes do Salgueiro, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro. O vídeo, gravado durante um ensaio para o desfile deste ano na Marquês de Sapucaí, ganhou repercussão na internet.

Na quarta-feira (12) ela fez um desabafo em sua rede social e abordou a doença: “Postei o vídeo e algumas pessoas só sabiam reparar e comentar sobre a hérnia. Não apreciavam mais nada, só falavam dela”, aponta.
As hérnias abdominais são mais comuns do que parecem, afetando entre 20% e 25% da população adulta no Brasil — o equivalente a cerca de 28 milhões de pessoas. O problema pode atingir tanto homens quanto mulheres e, em muitos casos, exige acompanhamento médico e intervenção cirúrgica.
O cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, Dr. Gustavo Soares, explica que as hérnias são mais comuns após a gestação. “Em adultos está mais associada à gestação – devido ao aumento da cavidade abdominal, bem como tosse persistente e excesso de peso”, afirma.
Confira as principais dúvidas sobre as hérnias abdominais, esclarecidas pela SBH:
- O que é?
As hérnias abdominais são aberturas na musculatura do abdome que permitem a passagem de tecido adiposo ou até mesmo de partes de órgãos para fora da cavidade abdominal. Os principais sintomas incluem dor durante a prática de atividades físicas e a formação de um abaulamento (uma espécie de bolinha) na região afetada.
- Qual o tratamento?
A única forma de tratamento de uma hérnia abdominal é a cirurgia. É preciso que os pacientes recebam cuidados médicos adequados, pois existem riscos de complicações, como o encarceramento e o estrangulamento, que podem exigir uma intervenção cirúrgica de emergência.
- A hérnia pode voltar?
As hérnias supraumbilicais têm um risco de recidiva (retorno) de até 8%. Para evitar que isso aconteça, utilizam-se telas durante a cirurgia, que reforçam a musculatura abdominal e ajudam a prevenir a reincidência da doença. Além disso, os cuidados pós-operatórios também são indispensáveis para o sucesso da cirurgia.
- Viviane sofre algum risco?
Ela precisa ser avaliada por um cirurgião, pois não é possível determinar o risco sem uma avaliação médica adequada. De forma geral, se a paciente estiver assintomática e sem dor, não há problema em desfilar. No entanto, caso haja algum incômodo, é essencial que ela procure um cirurgião especializado no tratamento de hérnias. Isso porque o desfile em uma escola de samba requer um grande esforço físico, o que pode aumentar o risco de encarceramento — uma complicação grave que pode levar à uma cirurgia de emergência.
PRÊMIO SBH DE JORNALISMO
A Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal promove, em 2025, a 1ª edição do Prêmio SBH de Jornalismo. A iniciativa tem como objetivo incentivar o debate e o maior acesso à informação sobre as hérnias abdominais, além de valorizar a atuação da imprensa feita de forma ética e qualificada.
As inscrições abrem no dia 17 de fevereiro e podem ser feitas até o dia 10 de junho. Poderão concorrer jornalistas formados e com registro profissional que tenham criado reportagens abordando o impacto das hérnias da parede abdominal na vida da população.
Os prêmios vão de R$ 2 mil a R$ 6 mil. O edital completo com o link de inscrição está disponível no site oficial da SBH.
Os vencedores serão anunciados durante o VIII Congresso Brasileiro de Hérnia e Parede Abdominal, que será realizado nos dias 06 e 07 de julho de 2025, em Campinas (SP). O evento reunirá mais de 500 cirurgiões para debater o diagnóstico e o tratamento dessa doença.