Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Vai viajar? Listamos cinco motivos para você escolher Ipuiuna como destino

A cidade no sul do estado de Minas Gerais fica a 450km da capital e pode te proporcionar uma experiência diferente de tudo que você já viu

Analice Nicolau

23/06/2022 17h00

Atualizada 28/06/2022 14h39

A cidade no sul do estado de Minas Gerais fica a 450km da capital e pode te proporcionar uma experiência diferente de tudo que você já viu

Já sabemos que o nosso Brasil tem destinos paradisíacos e conhecidos internacionalmente. Mas há também uma vasta opção de destinos que fogem do clichê e proporcionam acolhimento e aventura ao mesmo tempo. É o caso de Ipuiuna, cidade do sul de Minas Gerais com pouco mais de dez mil habitantes que fica a 450km da capital Belo Horizonte.

Otávio Couto, secretário de turismo de Ipuiuna, enaltece a capacidade turística da cidade e como o turismo é importante para o desenvolvimento da mesma. “Como uma cidade de cultura e traços históricos extremamente fortes, acreditamos no potencial de oferecer ao turista experiências únicas. Com isso, claro, vemos aos nossos cidadãos e chance de se desenvolver no setor turístico, de aprender e crescer economicamente. Amamos nossa cidade e a estamos cuidando para que esse amor esteja presente em cada detalhe das experiências de nossos visitantes”, garante.

Listamos cinco motivos para você conhecer e desfrutar desse paraíso.

1) Comidas típicas

Quando falamos em Minas Gerais, é impossível não salivar já imaginando as delícias típicas de umas das gastronomias mais desejadas do país. Em Ipuiuna não é diferente. Conhecida como a terra da batata, por lá passam cerca de 300 toneladas de batata por dia que são escoadas para o abastecimento de várias regiões do país. Em Ipuiuna se faz quase tudo com batata: pastel com recheio de carne e batata, batata palha, frita e em conserva – que é um charme a parte nas barracas à beira da rodovia. Você vai encontrar na cidade também combinações clássicas mineiras como torresmo e uma boa cachaça, e claro, não pode faltar o pão de queijo.

2) Uma vista inesquecível e muitas aventuras

Com cenários de tirar o fôlego por onde olhamos, Ipuiuna reserva também uma vista única no ponto mais alto da cidade, que não poderia ter outro nome: Morro da Boa Vista. Ele conta com quase 1.600 metros de altura e de lá você vai assistir a um belo pôr do sol.

A trilha para o Morro Boa Vista é deslumbrante. O percurso de 14km (ida e volta) tem vista para a serra com diversos tons de verde e cheia de sempre-vivas espalhadas pelo campo. Pela trilha, temos uma visão privilegiada e intrigante das formações rochosas do Pico da Serra Negra, da Pedra do Sino e do famoso Agulhas Negras, que fica no Parque Nacional do Itatiaia. A trilha, apesar de longa, é tranquila, com um desnível de 350 metros. Ideal para iniciantes com nível de dificuldade entre fácil e moderado.

Também é possível fazer 80% do trajeto de carro comum e de moto é possível chegar até a pedra, o ponto mais alto. Com uma visão 360° que proporciona a vista de outras oito cidades ao redor. Dá até pra fazer sozinho, só fique atento às vacas que ficam soltas no local, afinal, metade do trajeto é em campo de pastagem.

3) Hospedagem com qualidade e hospitalidade

Viajar com a sensação de estar em casa. É assim que o povo de Ipuiuna vai fazer você se sentir. O acolhimento está entre os diferenciais da cidade. Ipuiuna abriga pessoas simples, de muita fé e com muita história pra contar.
Ipuiuna conta com duas pousadas lindíssimas que oferecem os melhores serviços para quem de fato quer desfrutar uma estadia memorável. E dentro da cidade, dois hotéis para aqueles que, a trabalho ou de passagem, buscam apenas descansar.

Carla Rey, proprietária da Pousada Rural, conta que um dos diferenciais da pousada, além de todo contato com a natureza que proporciona, é o balanço de seis metros. “Estamos na zona rural com a vista maravilhosa das montanhas do Sul de Minas onde oferecemos aos clientes sossego e simplicidade deixando o cliente a vontade para curtir nosso balanço de seis metros de altura que é pura adrenalina, curtir o silêncio e o nosso restaurante com a comida tradicional mineira caseira onde a pessoa se serve diretamente no fogão, como se estivesse em casa”, detalha.

Marleni Aquino, proprietária do tradicional Hotel Fazenda Pousada Vale Encantado, que está na cidade há 22 anos, conta que o local recebe até 250 pessoas aos finais de semana, incluindo a opção de “Day use”. “Entre as atividades mais procuradas pelos hóspedes estão o passeio a cavalo, ordenha no curral, pesca esportiva, piscina, visita aos animais da fazenda e deliciosa comida típica mineira servida no fogão a lenha”, enumera.

4) Contato com a natureza

Ipuiúna preserva várias belezas naturais. É lá que se encontra a nascente do Rio Pardo, um dos rios mais importantes da região e parada obrigatória dos turistas.Além dele, outro rio nasce nas terras ipuiunenses, o Rio Machado. Ipuiúna também possui atrativos naturais preservados, com destaque para as serras da Areia, da Água Quente, da Tronqueira e do Brejinho.

Se você deseja descansar e se reconectar com a natureza, Ipuiúna é um destino altamente indicado. Inclusive, com a pandemia, Carla Rey, compartilhou que a Pousada Rural começou a ser mais procurada por turistas que desejavam apenas ficar nas dependências do local, aproveitando a vista e o canto dos pássaros. “Nossa Pousada, tem como intuito fazer com que o cliente se desligue da rotina corrida e sinta em pequenos detalhes que passam batidos no dia a dia com escutar os sons da natureza, caminhar pelas áreas verdes ou apenas sentar e observar os diferentes tons que formam o mar de Minas. Comer aquela comidinha caseira, sem medo de ser feliz. Deitar em nossas redes e curtir o canto dos pássaros e passeio das seriemas”, descreve.

Marleni Aquino, reforça as opções naturais que a cidade oferece e convida a todos. “Vale a pena conhecer Ipuiúna. Localizada a 450km da capital mineira e a 250km do estado de São Paulo a cidade de possui atrativos naturais como destaque as serras da areia,a pedra da boa vista,pico do Itacurumi e aqui se encontra a nascente do Rio Pardo”, endossa.

5) História e Cultura

Fazendas e Casarões preservados ajudam a contar a História de Ipuiuna. Neles você pode ter experiências locais como andar a cavalo, tirar leite de vaca e ver de perto um carro de boi. O acesso às fazendas é restrito à permissão dos proprietários. Uma das fazendas ainda tem morador e pode ser visitada para conhecer a rotina do local, acompanhar todo o dia a dia na fazenda. A acessibilidade é pensada para receber turistas com uma estrada rural sinalizada. Para conhecer, ao chegar à cidade você pode procurar a secretaria de turismo que está apta para direcionar as visitas e tornar a sua experiência local única.

Se você tem interesse em se aprofundar mais na história da cidade, você pode aproveitar e marcar sua visita na cidade durante algum dos eventos anuais. Os padroeiros da cidade São João Batista e Santa Quitéria são festejados no mês de junho. De 1° a 13 de Maio acontece outra festa local, a de São Benedito. Na primeira semana de novembro acontece a Semana de Arte Literária na cidade. Não faltam oportunidades para desbravar as belezas e a cultura riquíssima de Ipuiuna.

Otávio Couto, secretário de turismo de Ipuiuna convida a todos conhecerem a cidade: “Cada cantinho aqui tem uma história e cabe uma sua. Ipuiuna é de todos, para todos, Ipuiuna é para você”, exclama.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado