Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

TV Cultura celebra 55 anos de trajetória com documentário inédito

Produção reúne depoimentos de ícones da cultura e imagens raras, destacando o compromisso da emissora com a educação, cultura e informação ao longo de sua história.

Analice Nicolau

18/12/2024 14h00

Neste sábado, 21 de dezembro, a TV Cultura celebra seus 55 anos de história com a estreia do documentário “55 Anos a Serviço da População”. A produção, que será exibida às 22h30, relembra momentos marcantes da trajetória da emissora e o impacto de sua programação na formação crítica da sociedade. Quem não se lembra de ter se divertido com os clássicos da TV Cultura, aprendido algo novo na infância, juventude e até na vida adulta? Para milhões de brasileiros, a emissora acompanhou várias fases da vida, e agora, com esse documentário, todos poderão reviver esses momentos nostálgicos.

Com depoimentos de importantes figuras do cenário cultural e jornalístico, como Antonio Fagundes, Beth Carmona, Cao Hamburger, Flávio de Souza, Hélio Ziskind, Joyce Ribeiro, Júlio Medaglia, Luciano Amaral, Milton Jung, Paulo Markun, Roberta Estrela D’Alva, Serginho Groisman, Tadeu Jungle, Thaíde e muitos outros, o documentário reflete sobre o impacto da TV Cultura na vida do público, destacando seu compromisso com a educação, a informação e a cultura. Entre as personalidades que compartilham suas lembranças, estão ainda Fábio Magalhães, atual presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, e José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta.

Ao longo da produção, o público será levado a uma viagem visual e emocional por meio de cenas raras e preciosas do vasto acervo da emissora. Imagens que remontam aos primeiros dias da TV Cultura, quando foi fundada, até a atualidade, mostram como a emissora se consolidou como um pilar cultural e educacional do Brasil. Entre os resgates históricos, destacam-se os programas infantis que marcaram gerações, como Bambalalão, Mundo da Lua, Castelo Rá-Tim-Bum e Cocoricó, até os dias atuais com Quintal da Cultura, que segue encantando o público jovem.

A produção também reverencia os icônicos programas musicais, como Viola, Minha Viola, Sr. Brasil, Balaio, Bem Brasil e Ensaio, que não só celebraram a música brasileira, mas também ajudaram a revelar novos talentos. O documentário revisita momentos inesquecíveis, como a participação dos Titãs em A Fábrica do Som, e o impacto de programas como Prelúdio, que desde 2005 vem levando a música clássica a um público amplo e diverso.

Em relação ao jornalismo, a TV Cultura é lembrada por sua postura imparcial e democrática, com programas como Roda Viva, Hora da Notícia, Vox Populi, Opinião e Jornal da Cultura, sempre comprometidos com a pluralidade de vozes e a qualidade informativa. Não poderiam faltar as coberturas históricas que marcaram a emissora, além do aclamado Metrópolis, um dos programas culturais mais longevos da televisão brasileira.

No campo da dramaturgia, o documentário aborda a evolução de produções que marcaram a TV Cultura, como Teatro 2, TerraDois e IndependênciaS, e a aposta da emissora na experimentação e na inovação. Programas como Provocações, Manos e Minas, Persona, Linhas Cruzadas e Estação Livre mostram a busca constante da TV Cultura por novos formatos e narrativas, sempre com a proposta de refletir a diversidade cultural brasileira.

Além disso, o documentário não deixa de destacar a retomada da TV Cultura no cenário esportivo nos últimos cinco anos, com mais de mil horas de programação ao vivo, incluindo produções como Vitória e Cartão Verde, que têm conquistado o público fã de esportes.

A emissora, que ao longo de sua história sempre teve como pilares a cultura, a educação e a informação, segue como um espaço de criação e preservação do audiovisual brasileiro. Seu acervo, cuidadosamente restaurado ao longo dos últimos anos, se tornou uma importante fonte de pesquisa e inspiração para novas produções.

E não é só a TV Cultura que é homenageada neste documentário. A trajetória da Rádio Cultura, que também desempenha um papel vital na difusão da música clássica e brasileira, é destacada como parte integrante desse grande projeto cultural. Ao longo dos seus 55 anos, a TV e a Rádio Cultura mostraram que, para a construção de um país mais justo e crítico, toda cultura é fundamental.

O documentário 55 Anos a Serviço da População é, portanto, um tributo à história e à missão da TV Cultura, uma emissora pública que sempre esteve a serviço da população, levando cultura, informação e educação a todos os cantos do Brasil. E no sábado, dia 21, o público poderá celebrar junto com a emissora mais uma importante etapa de sua trajetória.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado