Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

SONDA vence leilão do programa Goiás de Fibra

Com proposta de meio bilhão, projeto do Consórcio SONDA irá conectar 125 municípios em regiões com baixo acesso à conectividade, levando internet de qualidade a escolas, hospitais e órgãos públicos do Estado

Analice Nicolau

22/05/2025 8h00

Atualizada 21/05/2025 15h51

unnamed

A SONDA, por meio do consórcio formado pela SONDA e empresas do grupo, venceu o leilão do programa Goiás de Fibra, realizado pelo Governo de Goiás, que visa a implantação e operação de uma rede de telecomunicações de alta capacidade no estado.

Com uma proposta de R$ 500 milhões, o projeto prevê serviços de transporte de dados, voz e Wi-Fi, além de segurança da informação, capacitação, fornecimento de equipamentos, licenças e toda a mão de obra necessária para sua execução.

unnamed
A SONDA é uma empresa líder no desenvolvimento de serviços tecnológicos sob medida para cada cliente – Foto: Cauê Diniz/B3

O programa prevê a instalação de 9,5 mil km de rede de fibra óptica, conectando 125 municípios, especialmente nas regiões Norte e Nordeste de Goiás, além da região metropolitana de Goiânia e do entorno do Distrito Federal.
 Estão previstos cerca de 2,3 mil pontos de conectividade em órgãos públicos estaduais, como escolas, hospitais e unidades de segurança pública.

A rede está sendo projetada em anéis ópticos que percorrerão os principais centros urbanos. Ao final do projeto, serão beneficiados 5,1 milhões de habitantes com uma infraestrutura robusta, segura e moderna, capaz de impulsionar a digitalização dos serviços públicos e ampliar o acesso da população à informação, ao conhecimento e à cidadania.

O edital da licitação de Goiás utilizou, de forma inédita em projetos de infraestrutura, um modelo de contratação que integra fornecimento, execução e operação em um único contrato, conforme estabelecido pela nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021). Esse formato busca garantir mais eficiência, continuidade e qualidade na prestação dos serviços.

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, em nota publicada no portal do Governo de Goiás, o programa é uma iniciativa com potencial de promover inclusão social. “Com o Goiás de Fibra, nós estamos atendendo mais uma necessidade de tirar do isolamento digital a população da região Norte e Nordeste do Estado de Goiás. Muito mais do que um projeto de tecnologia, esse é um projeto também social, um projeto de redução de desigualdades e de estímulo ao desenvolvimento dessas regiões”, declara Lima.

Esse é o segundo grande projeto de conectividade pública da SONDA no país. A empresa também é responsável pela Infovia Digital de Mato Grosso do Sul, uma parceria público-privada com o governo estadual, que está levando internet de alta velocidade a todos os 79 municípios sul-mato-grossenses, conectando escolas, unidades de saúde e segurança pública com infraestrutura de última geração.

Segundo o CEO da SONDA Brasil, Ricardo Scheffer, a vitória no leilão Goiás de Fibra reforça o compromisso da empresa com a transformação digital no país. “Participar de um projeto com esse nível de desafio e contribuição ao Estado é extremamente importante para a nossa empresa. Vamos entregar o melhor serviço para Goiás, com excelência técnica, responsabilidade social e foco na inclusão digital, além de abrir portas para políticas públicas mais eficientes, sendo uma oportunidade de crescimento para o Estado no que tange a atração de investimentos de empresas de iniciativa privada”, finaliza o executivo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado