A 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo teve o filme “Serra das Almas” como o grande vencedor da segunda edição do Prêmio Netflix. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30) e o resultado permite que o streaming adquira os direitos de distribuição do longa para sua exibição em mais de 170 países.

A história do filme se passa em Pernambuco, onde um roubo de joias reúne um antigo grupo de amigos desajustados, fazendo com que os resultados sejam catastróficos. Vigiados por fantasmas do passado, cada um deles busca encontrar sua própria forma de liberdade. “Serra das Almas está em festa com a possibilidade de ser vista em tantos países espalhados pelo mundo. Haja legenda! Haja felicidade!”, comemora o diretor.

A produção foi selecionada por um júri formado por especialistas do mercado audiovisual e profissionais da Netflix. Entre os critérios de seleção estava a busca por obras plurais e inovadoras dentro do cinema de autor brasileiro. “É uma imensa alegria ter uma oportunidade como esta de ver um trabalho feito com atenção e cuidado atingir uma janela que alcança tanta gente”, celebra a produtora Nara Aragão. “Isso nos motiva ainda mais a lutar pelo nosso cinema e para que ele ocupe todos os espaços que merece”, acrescenta.

Créditos: Divulgação
O também produtor João Vieira Jr. enxerga nesta vitória mais do que apenas uma conquista pessoal. “Ser produtor de um filme com exibição garantida em 170 países, através do catálogo global da Netflix, é extremamente significativo, principalmente pela satisfação de saber que uma obra brasileira, em língua portuguesa, pode ser acessada na Finlândia, no Paraguai, na Índia ou no Canadá. É do Recife para o mundo”, diz.
Uma coprodução da Urso Filmes e Carnaval Filmes, o longa ainda é estrelado por Ravi Santos, Jorge Netto, Pally, Vertin Moura, Julia Stockler, Mari Oliveira e Ravel Andrade.