Os shoppings no Brasil estão em plena expansão, registrando uma movimentação de 468 milhões de pessoas em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce). As projeções apontam para um crescimento anual de 5% a 10% até 2030, impulsionado por novos empreendimentos e a adaptação de espaços às demandas do consumidor contemporâneo. Mais do que compras, os shoppings estão se consolidando como centros de convivência e experiências, especialmente diante do avanço do e-commerce.

Nesse cenário, Santa Catarina se destaca ao unir inovação e visão estratégica. O estado, que já ocupa a sétima posição nacional em número de shoppings, com quase 660 milhões de m² de área bruta locável (ABL), reforça sua posição de liderança com projetos de grande impacto.

Entre os destaques, o Boulevard Marina Itajaí está redefinindo o conceito de shopping. Em construção no litoral catarinense, será o maior empreendimento náutico do país, com 33 mil m² de área, 120 operações e uma arquitetura integrada à paisagem da baía. Além de lojas de alto padrão, o espaço incluirá áreas verdes, ambientes pet-friendly, opções de lazer e gastronomia focada em experiências autorais. A previsão de inauguração é para o verão de 2026/2027, com investimento de mais de R$ 100 milhões.
“O objetivo é fornecer não apenas benefícios comerciais, mas também criar espaços onde a cultura náutica, muito forte no local, e a do consumidor contemporâneo possam coexistir harmoniosamente, impulsionando passeios em família e também negócios já que pretendemos oferecer um mix de produtos e serviços que inclua espaços de alta qualidade para trabalhos remotos”, afirma Anderson Becker, CEO da ABecker, responsável pelo projeto.
Outro exemplo de inovação no estado é o modelo Multi Space, também da ABecker. Focado exclusivamente em serviços e conveniência, a primeira unidade foi lançada em Araquari, um importante polo industrial. A inauguração está prevista para outubro de 2025, e o projeto promete expandir para outras cidades, como Joinville.
O crescimento do setor está alinhado às mudanças no comportamento dos consumidores. De acordo com a Abrasce, as categorias de alimentação e serviços já representam 33,4% das marcas em shoppings no Brasil, reforçando a tendência de espaços multifuncionais que vão além do consumo tradicional.
Com projetos que aliam inovação, experiência e funcionalidade, Santa Catarina não apenas acompanha o crescimento do setor, mas também se consolida como referência nacional, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e para a valorização da cultura local.