Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Saiba o que é Gameficação e o que o método tem trazido no treinamento corporativo, marketing e ensino

Analice Nicolau

05/09/2024 16h00

Utilizar mecanismos baseados em jogos interativos, em contextos de não entretenimento, como treinamento corporativo, marketing e processos de aprendizagem, essa técnica é chamada de “Gamificação”, e tem como objetivo criar estratégias para gerar motivação e engajamento dos participantes. Esse método tem como proposta desenvolver novas formas de engajar os participantes em treinamentos ou atividades educacionais.

Um estudo publicado no ano passado, realizado pela Gupy, empresa de tecnologia para recursos humanos, e obtida com exclusividade pelo jornal Valor Econômico, demonstrou que, quatro em cada 10 organizações no Brasil, utilizam treinamentos com gamificação para desenvolver funcionários. O estudo apontou ainda que 61% das organizações preferem programas de desenvolvimento personalizados. Desse total, 39% adotam a prática para todos os funcionários e, 21,6%, apenas para algumas funções.

Um outro estudo sobre gamificação, que nos ajuda a visualizar o contexto atual, é o relatório “The 2019-2024 Global Game-based Learning Market”, da Metaari, empresa de pesquisa de mercado que identifica oportunidades para fornecedores de tecnologia de aprendizagem. Segundo o levantamento, a estimativa é de que a gamificação no ensino tenha um crescimento de 15,4% de 2019 a 2024.

Então, surgem as perguntas: Como isso acontece na prática? Como manter os funcionários interessados durante a dinâmica e trazer resultados concretos, mesmo com as obrigações e correrias cotidianas? Como reter a atenção de alunos de diferentes faixas etárias nas aulas e conteúdos educacionais?

De acordo com um dos principais mentores de profissionais autônomos e gestores no Brasil e criador do método Destrave, Rogério Magalhães, muitas organizações tentam solucionar dilemas por meio de plataformas tecnológicas em conhecidos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). É nesse cenário que a questão ‘o que é gamificação?’ se torna mais que pertinente.

“Basicamente, gamificação é uma forma de usar elementos comuns dos jogos em situações que não se restringem ao entretenimento. É utilizar a lógica e as metodologias dos games para servir a outros propósitos, como tornar conteúdos complexos em materiais mais acessíveis, facilitando os processos de aprendizado. Tudo isso de forma mais dinâmica do que outros métodos”, explica o mentor.

Sobre Rogério
Rogério Magalhães é bacharel em ciências contábeis pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado em marketing pela FGV, em estratégia de marketing pela Universidade de La Verne (Califórnia – Estados Unidos), e em administração executiva sênior pela UFRJ, além de especialista em vendas e marketing pela Universidade de Berry (Flórida – Estados Unidos) e em gestão empresarial pela Business School SP. Foi gestor comercial de empresas multinacionais como a farmacêutica Schering Plough e gerente comercial da Sanofi-Aventis. Tem diversas especializações em universidades e escolas internacionais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado