O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi um dos convidados para o CNN Talks desta quarta-feira, 26, realizado em Brasília e que teve como tema “Os Desafios para o Avanço da Infraestrutura no Brasil”. Durante painel, Caiado defendeu que capacidade de produção da região Centro-Oeste pode alcançar altos potenciais com a melhora da logística e diminuição da burocracia. O evento começou às 9h e foi transmitido ao vivo no canal CNN Economia, no Youtube.

A abertura do evento ficou por conta do 1º painel intitulado “O papel dos Estados na expansão da infraestrutura”. Além de Ronaldo Caiado, o painel também contou com a participação do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, e foi mediado pelo diretor de jornalismo da CNN Brasil, Daniel Rittner.
urante a conversa, o governador de Goiás defendeu que a logística é a chave para a expansão da capacidade de produção dos estados do Centro-Oeste. “O Centro-Oeste hoje tem uma capacidade que pode ser triplicada no momento que nós tivermos esse avanço da parte de logística de rodovias e de ferrovias. Goiás é o estado central e, como tal, hoje tem uma posição extremamente importante por estar equidistante de todos os pontos do país”, afirmou.

Ainda segundo Caiado, a grande distância entre as regiões produtivas do agro e os portos do país compromete a competitividade dos estados da região em relação a outras partes do Brasil.
O governador também criticou o que considera um descaso do governo federal com as rodovias de Goiás, afirmando que elas não receberam a devida atenção no plano de concessões. Para Caiado, a infraestrutura deficiente impacta diretamente o escoamento da produção e precisa ser tratada como prioridade.

O CNN Talks foi composto de outros painéis, como o segundo do dia, no qual o assunto foi transporte; o terceiro painel foi sobre infraestrutura portuária no Brasil e o quarto foi sobre transformação enérgica, tema que tem sido tratado de forma transversal no governo, com os ministérios da Fazenda e Meio Ambiente, que é um setor no qual o Brasil pode ser considerado um celeiro, com tem potencial para receber muito investimento. Já o 5º painel tratou sobre os cinco anos do marco regulatório de saneamento.