O segundo dia da Rio Innovation Week foi marcado por painéis que exploraram o impacto das parcerias e a revolução da comunicação no ambiente de startups. No Palco Startup Programe, especialistas e líderes do setor compartilharam insights e estratégias cruciais para o crescimento e inovação no ecossistema empreendedor.

Priscila Barcellos, Gestora de Marketing & Parcerias da CA² Consulting, uma consultoria de Gestão para Startups em Tração e Scaleups, apresentou um painel que abordou como as parcerias estratégicas podem ser um catalisador para o crescimento e a inovação em startups. Na palestra, Priscila trouxe uma visão prática e orientada a resultados. O painel contou ainda com a presença de Gustavo Hands, do InovaUFRJ, Diego Allonso, da Dell Startups e Thaís Mattos, da agência Communix, que compartilharam suas experiências e cases de sucesso no fortalecimento de negócios através de colaborações estratégicas.

Fotos: Tauan Asensi
“No ecossistema empreendedor, as parcerias estratégicas desempenham um papel crucial no crescimento das startups. Conexões bem estabelecidas aceleram o ritmo de desenvolvimento, permitindo que os negócios escalem e alcancem um crescimento exponencial. Na CA² Consulting, trabalhamos para garantir que essas conexões sejam feitas de forma estratégica e assertiva, impulsionando o ecossistema empreendedor carioca. Nosso objetivo é revitalizar o mercado local, ajudando-o a recuperar seu destaque em inovação.”, explica Priscila. “Nesse ecossistema, parcerias bem estabelecidas conectam ideias e negócios, permitindo que juntos possamos moldar o futuro de muitas startups!”, completa.
Já Daniel Outlander, Head de Comunicação da CA² Consulting, conduziu um painel sobre as mais recentes tendências em comunicação digital para startups. Este encontro foi uma oportunidade única para os participantes explorarem como a Comunicação 4.0 pode transformar o posicionamento de uma startup no mercado. Daniel foi acompanhado Guto Melo, CEO da Agência ZPNG e criador dos Digital Awards e Leandro Sobral sócio-diretor do Press Manager, que trouxeram suas perspectivas sobre inovação, estratégias digitais e os desafios que as startups enfrentam para se destacar no cenário competitivo atual.
É importante para uma startup é justamente entender a persona a qual vai pergunta-chave é: onde eu quero chegar como startup? A partir disso, o time de comunicação pode analisar insights e dados comparativos para alcançar os objetivos”, ressalta. “Na era digital, a comunicação é mais do que uma ferramenta; é o motor que impulsiona o sucesso de uma startup. Estruturar uma estratégia de Comunicação 4.0 é essencial para destacar a marca, engajar o público e conquistar mercado.”, finaliza.