Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Rio de Janeiro faz história com procedimento cardíaco inédito

Médicos em Niterói realizam combinação de técnicas avançadas em cirurgia cardíaca pela primeira vez no Brasil

Analice Nicolau

01/08/2024 11h00

whatsapp image 2024 08 01 at 09.59.36 (1)

Hospital Icaraí, em Niterói-RJ realiza a primeira ablação por PFA e Flutter Atrial com oclusão da auriculeta esquerda em um só ato cirúrgico

Uma equipe médica do Hospital Icaraí, em Niterói, pioneiro em intervenção que une ablação por PFA e Flutter Atrial com oclusão da auriculeta esquerda, estabeleceu um novo padrão na cardiologia brasileira ao realizar, na última terça-feira (30), um procedimento cardíaco inédito no país. O hospital foi o palco da intervenção pioneira que combinou técnicas avançadas para o tratamento de um paciente idoso com múltiplas comorbidades e sintomas não controlados por medicamentos.

Esta abordagem inovadora foi realizada pelos médicos Tayene Quintella, Nilson Araújo e Cláudio Munhoz, com o suporte do ecocardiografista Maximiliano Lacoste e do enfermeiro Diogo Braga. A cirurgia teve duração aproximada de três horas e foi conduzida com sucesso total e sem intercorrências.

A decisão de utilizar uma combinação de técnicas foi motivada pela complexidade do caso e pelos riscos elevados associados ao paciente, que apresentava alto risco de trombose e eventos relacionados. “Optamos pelo procedimento combinado devido aos riscos envolvidos e à complexidade do caso, permitindo que tudo fosse resolvido em um único ato cirúrgico e anestésico. Este procedimento inovador representa um marco na cardiologia brasileira, sendo a primeira vez que as técnicas de ablação com mapeamento tridimensional, utilizando o PFA e a radiofrequência, associados à oclusão da auriculeta, foram combinadas em um único procedimento no país”, afirmou o cardiologista Tayene Quintella.

O suporte técnico das empresas Boston Scientific e RioMedical foi crucial para a realização da cirurgia. Esta intervenção pioneira não apenas destaca o avanço das técnicas médicas no Brasil, mas também abre novas possibilidades para o tratamento de condições cardíacas complexas e de alto risco.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado