A Rinoplastia Estruturada se consolida como um marco na evolução das cirurgias de nariz. Essa técnica moderna promete resultados mais duradouros, naturais e seguros, como explicou a Dra. Mayara Yanase, otorrinolaringologista e referência na área. “Hoje o que temos de mais moderno é a técnica da rinoplastia estruturada. Então, como o próprio nome diz, a gente vai dar uma estrutura para o nariz”, conta a especialista, que integra a clínica FK e possui ampla experiência em cirurgias de cabeça, pescoço e traumas faciais. Em uma entrevista recente, durante uma live no Instagram com a influencer Laura Keller, ela detalha os avanços da técnica, os resultados mais naturais que ela proporciona e as possíveis contraindicações.

Ao contrário das rinoplastias tradicionais, onde a prática envolvia apenas a redução das cartilagens, a Rinoplastia Estruturada garante uma fixação e estruturação do nariz com enxertos retirados do próprio paciente. Isso previne problemas como quedas na ponta do nariz e assimetrias que surgiam com técnicas antigas. “Com isso é possível ter um resultado muito mais duradouro, mais seguro, mais previsível. Aquelas sequelas que a gente via antigamente de rinoplastia, hoje com a técnica que nós temos disponível, não acontecem mais”, destaca Dra. Mayara.

A utilização de novas tecnologias como brocas motorizadas, ultrassom microfocado, além de outros recursos, também refina os procedimentos, promovendo um pós-operatório mais confortável e reduzindo inchaços e hematomas. A recuperação é rápida, permitindo até que muitos pacientes trabalhem remotamente já no dia seguinte. “A maioria dos meus pacientes nem com hematomas fica. Eu estou sempre colocando as fotos ou vídeos de pacientes retirando os curativos com 10 a 12 dias e dificilmente você vê pacientes com hematomas. E isso acontece porque eles seguem as orientações do repouso, cuidados com a alimentação, as drenagens linfáticas faciais, o taping também ajuda. A forma como eu abro o nariz, os anestésicos, tudo isso faz com que o pós operatório hoje em dia seja muito tranquilo”, afirma a médica.
Resultados Naturais e Respeito à Identidade
A Rinoplastia Estruturada também leva em conta a individualidade dos pacientes, respeitando suas características étnicas e estruturais. No Brasil, com sua grande diversidade de perfis étnicos, a Dra. Mayara enfatiza a importância de um trabalho personalizado: “O nariz tem que combinar com a sua personalidade, com o seu rosto, sua altura, com o que você espera da cirurgia. Tudo isso para a gente conseguir de fato um resultado que a pessoa olhe para o espelho e se reconheça.”
Para a doutora, o objetivo final é sempre manter o equilíbrio facial e o respeito à identidade do paciente, afastando-se de padrões estéticos que possam descaracterizar quem opta pelo procedimento.
Contraindicações e Recomendações
Embora o procedimento esteja em alta, nem todos são candidatos ideais para a rinoplastia. “Quando um paciente me pergunta se ele deve fazer rinoplastia minha resposta automática é sempre não”, diz Dra. Mayara, destacando que a decisão deve ser genuinamente motivada por um incômodo pessoal e não por pressões externas. “Se você não tem certeza ou se não impacta na sua vida, se não incomoda nas decisões da sua vida, nos relacionamentos e autoestima, então você não precisa se submeter a uma cirurgia. Não é para você se enquadrar em um padrão estético, é questão de amor próprio, de bem estar, de respiração, porque a rinoplastia também melhora a respiração. Isso tem tudo a ver com saúde e bem estar. Se você acha que vai se sentir mais bonita, você tem todo esse direito”.
Ela reforça que o paciente deve ter expectativas realistas e estar com a saúde em dia, passando por exames pré-operatórios, consultas com cardiologista e muito mais para garantir segurança.
Distúrbios de coagulação e o uso de certos medicamentos são algumas das contraindicações, assim como o desejo de se adequar a padrões estéticos irreais. “A indicação é querer fazer, não é a vontade de mãe e nem de marido, é a sua vontade”, reforça a especialista, pontuando a importância do bem-estar e da autoestima.
Futuro e Metas
Além de seu trabalho em consultório, a Dra. Mayara já atuou em projetos sociais no México e no Peru e planeja, em breve, retomar uma iniciativa para tornar a rinoplastia acessível a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. “É uma das minhas maiores metas, futuramente conseguir oferecer esse serviço novamente para a população que não tem um poder aquisitivo para investir na rinoplastia”, compartilha ela, sobre sua motivação de retribuir à sociedade.
A Rinoplastia Estruturada representa um avanço significativo, possibilitando resultados cada vez mais naturais e duradouros. Para Dra. Mayara, a prática da medicina vai além do bisturi: envolve respeito, personalização e compromisso com o bem-estar dos pacientes.