Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Ressecamento vaginal tem solução?

Médica ginecologista, Ana Comin, fala sobre a condição

Analice Nicolau

29/04/2021 11h56

Ressecamento vaginal tem solução?

Dra. Ana Comin

Segundo a médica ginecologista, Ana Comin, 1/5 das mulheres brasileiras não sabem o que é o ressecamento vaginal; não por não passarem por isso (algumas nem percebem que passam pela condição), mas sim pela falta de informação. Infelizmente, muitas mulheres esperam por sintomas incômodos para procurar um médico ao invés de fazerem um acompanhamento rotineiro. Ao ser examinada, pelo menos, uma vez ao ano, Isso pode ser detectado e ajustado.

O ressecamento vaginal é uma secura na região íntima que causa uma alteração natural da lubrificação, podendo ocasionar desconforto e queimação, além de causar dor durante o contato íntimo. Muitas vezes é associado a falta de libido da mulher, mas este não é o fator principal para esta condição. O ressecamento vaginal surge, na maioria das vezes, após a menopausa por conta da diminuição natural da produção de hormônios, condição tratável. Mas também pode acometer mulheres mais jovens. É importante ressaltar que esta secura pode acontecer em diversas etapas da vida da mulher em decorrência de outros fatores, como uso de medicamento, problemas hormonais, ansiedade, doenças auto-imunes, entre outros, fatores identificados em consulta médica.

Antes de procurar por soluções milagrosas e mágicas (oferecidas aos montes pela internet), é importante consultar um médico ginecologista para descobrir a causa, assim, é possível iniciar o tratamento, que varia de caso a caso, podendo ser através de laser vaginal, cremes para secura vaginal, tratamentos hormonais, suplementos alimentares, entre outros.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado