Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Rede de supermercados recupera R$ 4 milhões em vendas com tecnologia da Neogrid

Solução VIU Varejo reduziu em 36,5% os itens sem giro e transformou a gestão da maior rede de supermercados do Acre.

Analice Nicolau

29/01/2025 10h30

Enfrentar estoques parados e perdas de vendas é um desafio constante no varejo. Mas a maior rede de supermercados do Acre, o Arasuper, encontrou na tecnologia uma solução eficiente para esse problema. Após implementar a plataforma VIU Varejo, desenvolvida pela Neogrid, , ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, a rede conseguiu recuperar mais de R$ 4 milhões em vendas e reduzir em 36,5% o índice de produtos sem giro em apenas 11 meses.


Embora a varejista já monitorasse indicadores básicos, como indisponibilidade e perdas, a análise limitada e a falta de insights estratégicos dificultavam a identificação de itens com estoque positivo, mas fora do padrão de vendas. Com a implementação da tecnologia da Neogrid, que padroniza processos e realiza verificações diárias em gôndola, foi possível monitorar ações e com agilidade e obter uma visualização dinâmica dos resultados. Isso propiciou a otimização do sortimento e o desenvolvimento de estratégias direcionadas a itens com desempenho abaixo do esperado.


A operação teve início em duas lojas-piloto com o objetivo de padronizar o processo de conferência de produtos em gôndola e mitigar perdas de vendas. A padronização garantiu procedimentos claros para identificar e resolver problemas, promovendo uma coordenação eficiente entre gerentes e operadores. Em apenas um mês, os resultados das lojas-piloto superaram as expectativas, com um aumento expressivo nas vendas recuperadas. O sucesso validou o modelo implementado e acelerou a expansão do projeto para todas as unidades da rede.


“A Neogrid tem nos apoiado de forma crucial, identificando problemas de estocagem e sinalizando diariamente os produtos com comportamento de venda alterado”, destaca Rozeane Araújo, gestora Comercial no Grupo Arasuper. “Esse acompanhamento detalhado permite ações estratégicas, como pesquisas de preço e ajustes de exposição, assegurando a recuperação de vendas e a melhoria contínua dos resultados.”


Entre janeiro e novembro de 2024, esses esforços resultaram em mais de R$ 4 milhões em vendas recuperadas de produtos com desempenho crítico, a execução de mais de 135 mil tarefas baseadas em insights fornecidos pela solução VIU Varejo e uma redução de 36,5% nos itens classificados como “sem venda”.


“Os números refletem como a nossa tecnologia potencializou a eficiência e a rentabilidade da operação, consolidando uma gestão mais ágil e estratégica”, ressalta Leandro Murta, head da BU Inteligência Comercial na Neogrid. A experiência do Arasuper exemplifica como a união entre tecnologia e inteligência de dados pode transformar desafios operacionais em oportunidades de crescimento. “Com o acesso aos dados diários é possível fazer ajustes rápidos, aprimorar a exposição dos produtos e orientar decisões estratégicas que proporcionam maior assertividade na gestão do sortimento e no atendimento às demandas do consumidor.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado