Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Raquel Casal escreve livro sobre alimentação e compulsão após quase perder o marido por covid-19

No livro digital, ‘Não como suas emoções; alimente-se corretamente’, a escritora conta sobre a ansiedade e compulsão alimentar

Analice Nicolau

17/08/2021 16h00

No livro digital, ‘Não como suas emoções; alimente-se corretamente’, a escritora conta sobre a ansiedade e compulsão alimentar

Só quem viveu e se alimentou de emoções, fortes, seria capaz de escrever sobre elas. Raquel Casal é mãe, empreendedora, dona de casa, acadêmica, empresária, escritora e usou os acontecimentos do último ano, e toda a experiência de vida, para escrever o primeiro livro, ‘Não como suas emoções; alimente-se corretamente’.


Raquel contou a história por trás do livro. “Esse livro especificamente surgiu de dois fatos. O primeiro é de ter que viver com a questão da ansiedade alimentar. Meu filho mais velho ele é extremamente ansioso e precisei ensiná-lo a se controlar e eu também sofro com isso. Mas eu percebi assim a dificuldade de controlar a ansiedade, a compulsão alimentar, quando você tá frente a um problema sério que foi o que aconteceu esse ano em março. Meu marido precisou ser entubado duas vezes por complicações do covid-19, e foram três meses de muita aflição, ansiedade em família e que gerou uma complicação psicológica”, contou.


“Já são 12 anos de vida saudável, exercícios, bem regrada entre dietas e treino focada, mas com tudo isso, desmoronei. Estou falando de uma experiência extrema, mas o livro não chega a esse ponto, mas surgiu porque eu senti na pele de uma forma muito grande como é difícil essa relação que com a ansiedade que nos levam a um mau comportamento com a alimentação”, concluí.


Ela ainda contou que o “maior objetivo é ajudar, é sempre ajudar. O próprio livro fala exatamente a respeito disso, como a empatia, a ajuda. Fazer com que a gente se sinta bem e olhe as coisas de uma forma mais positiva e como foi uma experiência que eu passei e eu gosto muito de falar, eu sou bastante tagarela uma forma ótima de alcançar as pessoas é colocando aquilo que eu vivenciei, aquilo que eu aprendi e aquilo que eu posso ajudar no papel porque aí eu alcanço muito as pessoas, eu vou alcançar todas aquelas que que estão se sentindo atraídas pela informação”, comentou.


O livro em formato digital tem o objetivo de ser prático, ser rápido, uma leitura objetiva. “Mas não está fora de questão de uma de um livro físico, né? Até porque já tem um outro livro a caminho, mas esse eu vou deixar que curiosidade”, brincou a escritora.


Raquel Casal ainda compartilhou sobre o processo de criação do livro. “Sei que eu tenho bastante coisas dentro de mim, que eu gostaria de comunicar as pessoas, mas eu não sabia que eram tantas coisas. Quando eu comecei a escrever o livro, as coisas foram vindo, saindo e quando leio o livro eu penso, ‘não vou alterar mais nada exatamente isso que eu gostaria de falar se eu tivesse numa sala em algum lugar com alguma pessoa’. Eu espero que possa mudar a vida das pessoas assim como mudou a minha.


Raque aproveitou para falar mais sobre ansiedade. “Passei por um momento de compulsão alimentar e tenho que lidar com a situação e dizer não várias vezes ao dia, porque se eu deixar as minhas emoções tomarem conta, eu vou fazer escolhas erradas, eu vou comer mais do que o necessário. Então, eu preciso ter muito foco, muita disciplina e a expectativa é essa, é que as pessoas leiam e saibam que que o ato de comer não é simplesmente fazer uma dieta, comer pouco, comer muito, mas sim, saber como o coração daquela pessoa está, como ela tá se relacionando com a comida de forma emocional”, explicou.


O livro ainda está em andamento e deve estar disponível nos próximos dias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado