O Programa Desafio nas Escolas estreia 3ª temporada com maior protagonismo estudantil. Produzido pela Araucária Agência Cultural, a série televisiva inspira e transforma a rede pública de ensino com propostas inovadoras e terá como convidados inéditos como a cantora Teresa Cristina e o ator Gabriel Santana.

A terceira temporada terá quatro episódios que vão ao ar até o dia 21 de agosto, em rede nacional, toda segunda-feira, às 22h, no Canal Futura, com reexibição no Globoplay. Desta vez, alunos do ensino fundamental e médio de quatro escolas da cidade do Rio de Janeiro serão os grandes protagonistas de suas próprias histórias e vão precisar encarar empolgantes desafios culturais para solucionar questões encontradas nas instituições onde estudam, com base em transformações que desejam ver acontecer, participando do início ao fim de cada missão atribuída.

“Estamos muito entusiasmados com o retorno do Desafio nas Escolas para sua terceira temporada. O objetivo do programa sempre foi preparar os alunos para o futuro, estimulando a independência e a criatividade deles. Esta temporada é especialmente significativa porque coloca os estudantes no centro das soluções para os desafios de suas escolas. E com isso, eles desenvolvem habilidades essenciais como liderança, trabalho em equipe e inovação, que são cruciais para o sucesso em qualquer área.”, afirma Miguel Colker, diretor da Araucária Agência Cultural.

Ao lado de professores e diretores, os estudantes recebem convidados especiais que têm certa experiência com cada desafio proposto que será apresentado. Entre eles estão o atleta Marcelinho Machado, o ex-BBB Gabriel Santana, a sambista Teresa Cristina e o co-fundador do aplicativo de educação, Agenda Edu, Pietro Occiuzzi. Os quatro se revezam entre as quatro unidades de ensino escolhidas e fazem uma participação especial no programa.
Participam da terceira temporada do Desafio nas Escolas a Escola Municipal Presidente João Goulart, que revitaliza uma quadra de basquete, com direito a uma partida inaugural com novos times; o Colégio Estadual Professora Vania Do Amaral, em Santa Cruz, que organiza um desfile de moda sustentável, com peças e acessórios criados com materiais recicláveis coletados na instituição; o Colégio Estadual Professora Luiza Marinho, em Osvaldo Cruz, que vai promover uma competição de marchinhas escritas pelos estudantes com mentoria da Escola de Samba Portela e o Colégio Estadual Olavo Bilac, em São Cristóvão, que receberá novos equipamentos para a produção de videocasts em um novo estúdio audiovisual montado.