Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Produtos da floresta ganham vitrine inédita na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech 2025

A bioeconomia na Amazônia Legal pode gerar até US$ 8,2 bilhões anuais até 2050

Analice Nicolau

16/06/2025 10h00

imagem do whatsapp de 2025 06 16 à(s) 09.05.53 770d7419

Produtos da floresta ganham vitrine inédita.

Com a Amazônia como convidada de honra, a grande novidade da 19ª edição da Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e da Naturaltech é o lançamento do espaço Amazônia Experience, que traz o Projeto Amazônia, com a participação inédita de 10 empresas da região. Em um momento em que Belém se prepara para sediar a COP30, a presença da Amazônia no evento reforça seu protagonismo como eixo estratégico de inovação limpa, sustentabilidade e inclusão produtiva, conectando cadeias regenerativas à bioeconomia global de produtos naturais e éticos.

imagem do whatsapp de 2025 06 16 à(s) 09.05.53 ee6b367e
A bioeconomia na Amazônia Legal esteve na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech 2025

A relevância econômica da Amazônia para o Brasil e o mundo se expressa em números robustos. O comércio internacional de produtos da floresta – como óleos, castanhas, fibras, extratos e matérias-primas para cosméticos – movimenta atualmente cerca de US$ 150 bilhões por ano no mundo. Segundo o WRI Brasil, a bioeconomia na Amazônia Legal pode gerar até US$ 8,2 bilhões anuais até 2050, com o fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis e rastreáveis. Hoje, essas cadeias já geram US$ 1,4 bilhão em renda e envolvem aproximadamente 224 mil pessoas na região.

Entre os exemplos que mostram esse potencial criativo e econômico, a QURI Natural Beauty, de Belém (PA), é uma marca de biocosméticos premium que valoriza a biodiversidade amazônica com tecnologia limpa, cadeia rastreável e certificações internacionais. Seus produtos — como óleos puros e dermocosméticos multifuncionais — são formulados com ativos da floresta, como castanha-do-pará, patauá e maracujá. Em apenas um ano, a marca já atua no mercado externo com apoio da ApexBrasil.

Já a Schwaab, com 18 anos de atuação na região, é referência em biotecnologia aplicada à floresta. A empresa atua na extração e processamento sustentável de óleos e manteigas vegetais com rastreabilidade e alto padrão técnico, exportando mais de 90% da produção para a Alemanha.

Além das empresas do Projeto Amazônia, outras marcas presentes nas feiras também apostam nos insumos da floresta. Entre elas estão a Amakos Cosméticos da Amazônia, a Darvore (com foco em nanocosméticos com ativos vegetais), a Sekiama – Alimentos da Amazônia, a AASFLOR (com cosméticos naturais formulados com ingredientes da floresta) e a Bielos Ingredientes da Amazônia, que leva ao evento produtos como óleo de buriti e extratos com origem rastreada.

“Colocar a Amazônia no centro das feiras é mais do que um gesto simbólico — é um reconhecimento da potência econômica, social e ambiental da floresta. Com o Amazônia Experience, apresentamos ao mercado uma nova geração de negócios que alia inovação, biodiversidade e impacto positivo. A floresta está pronta para liderar o futuro do consumo consciente, com produtos prontos para competir em escala global”, afirma Valeska Ciré, head de produtos das feiras.

A Amazônia também inspira a gastronomia sustentável no Cooking Show by Observatório da Gastronomia, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Um dos destaques da programação, que homenageia os seis Biomas do Brasil alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, foi a aula “Confeitaria funcional com ingredientes da Amazônia”. A apresentação trouxe duas receitas autorais — barrinha funcional amazônica e trufa de cacau com bacuri e crocante de castanha-do-brasil — explorando ingredientes como cumaru, cupuaçu, bacuri, sal do Tapajós e castanha-do-brasil, combinados à cozinha funcional, que alia sabor, bem-estar e benefícios à saúde.

Serviço
Bio Brazil Fair | Biofach América latina e Naturaltech 2025
Patrocinadores: Apex, AdeSampa, Sebrae
Período: 11 a 14 de junho de 2025, das 10h às 20h
Dias 11 e 12 de junho, exclusivos para o público de negócios e profissionais da saúde com credenciamento gratuito. Dias 13 e 14 abertos para o público em geral, mediante compra do passaporte.
Valor do ingresso para público geral: R$40 (válido para os dias 13 e 14 de junho)
Endereço: Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Portão 38
Acesso via Metrô: Estação Portuguesa-Tietê (Linha 1 – Azul) e Estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 3 – Vermelha)
Traslado: durante o evento, será disponibilizado translado gratuito todos os dias, partindo da Estação Portuguesa-Tietê do Metrô, na Rua Marechal Odylio Dennys, 138.
Atendimento ao visitante: visitante@francal.com.br
Mais informações: www.naturaltech.com.br e www.biobrazilfair.com.br

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado