Já conhecida por suas pesquisas desbravando o universo de creators LGBTQIAPN+ (2020) e Creators Trans (2021), a Mosaico retorna para falar sobre quem pertence à letra L na sigla LGBTQIAPN+.
A pesquisa ficou no ar durante o mês de maio e contou com o mapeamento de 170 nomes. Além do apoio da Youpix, uma das maiores consultorias de influência da América Latina, a agência contou com influenciadores parceiros que auxiliaram na divulgação.

Resultado da pesquisa apontou que mais de um terço das respondentes nunca foram contratadas por marcas, além disso, 71,1% dessas criadoras não possuem um agente ou agência e se auto-representam, podendo assim estar fora de bancos de influenciadores e tendo seu acesso dificultado a ações publicitárias. Esses dados são alarmantes se considerarmos que 14% vivem integralmente com a renda do trabalho de creator.
Ao final, foram 115 respostas coletadas revelando que 68,5% residem no sudeste e que a faixa etária predominante é a de 25 a 35 anos, representando 65,2% do recorte. Além disso, também foi possível conhecer os temas abordados por essa comunidade: 41,3% responderam tratar de temas relacionados ao entretenimento, seguidos de 38% que responderam criar conteúdos relacionados à cultura e história LGBTQIAPN+.

Das respondentes que já foram procuradas por marcas, 88,3% alegaram maior procura durante o Mês do Orgulho e 38,3% ao mês da Visibilidade e Orgulho Lésbico. Outras datas lembradas estão o Dia da Mulher (38,3%) e Dia dos Namorados (35%).
A busca por influenciadoras lésbicas é sazonal, como ressalta essa participante em um comentário anônimo “Nós não existimos apenas no mês do orgulho e não falamos apenas sobre nossas opressões, trabalhamos nas mais diversas áreas e influenciamos as pessoas de diversas formas.”

Os dados coletados nesta pesquisa destacam uma ideia que já não é novidade: criadoras lésbicas sofrem apagamento dentro e fora da comunidade LGBTQIAPN+. “Através da pesquisa, queremos dar visibilidade a esse nicho de creators para que elas possam estar mais presentes em campanhas. É importante que as marcas mostrem as vivências de influenciadoras lésbicas com naturalidade ao longo de todos os dias do ano e não só em datas alusivas.”, explica a Coordenadora da Pesquisa Yhevelin Guerin, lésbica e sócia da Mosaico.
“O futuro da influência é uma cara mais diversa, verdadeira, focada em comunidade e responsabilidade social. Esperamos que essa pesquisa nos ajude a ver cada vez mais marcas criando narrativas que construam relevância cultural e negócios também por meio dessas criadoras de conteúdo”, comenta Bia Granja, cofundadora e CCO da YOUPIX.

Para ter acesso ao resultado da pesquisa, basta acessar abaixo e preencher um formulário rápido para acessar todos os dados da pesquisa inédita.
Link da pesquisa: https://sigamosaico.com/pesquisacreatorslesbicas/
Instagram: @sigamosaico https://www.instagram.com/sigamosaico/
Site: https://sigamosaico.com/
A Mosaico é uma agência especializada em Marketing de Influência que tem como propósito trazer pluralidade para a comunicação, dando visibilidade para influenciadores diversos e conectando-os a marcas.