Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Pedro Santa Cannabis pede valorização federal às Associações

Colunista Analice Nicolau

08/01/2026 16h00

Pedro Sabaciauskis, presidente da Santa Cannabis, reivindica maior valorização federal às associações de cannabis medicinal. Entenda o pleito por políticas públicas que fortalecem o setor no Brasil

Pedro Sabaciauskis; empresário, ativista da cannabis medicinal e Presidente da Santa Cannabis

Santa Cannabis cobra Governo Federal por apoio às associações canábicas medicinais no Brasil

Sete anos após fundar a Santa Cannabis, o catarinense Pedro Sabaciauskis viveu um momento histórico nesta terça-feira (6), ao ser recebido no Governo Federal durante uma audiência com o Ministro Guilherme Boulos. A pauta: o reconhecimento das associações canábicas que, há anos, garantem o acesso de milhares de pacientes a tratamentos com ganhos da planta.

Pedro liderou o encontro não apenas a representatividade do Sul do país, mas também a voz de famílias inteiras que dependem do óleo da cannabis para manter a qualidade de vida. O convite foi intermediado pelo deputado Eduardo Suplicy, que apoia a articulação entre Governo e sociedade civil sobre o tema.

Durante a reunião, Pedro fez um apelo contundente. “As Associações são um patrimônio social e cultural do Brasil. Precisam ser escutadas, valorizadas e reconhecidas”, afirmou. Ele também relembrou o drama das mães que enfrentam o medo diário de serem criminalizadas por buscar o tratamento dos filhos, muitos deles relatados com autismo, TDAH ou doenças neurológicas graves.

Pedro Sabaciauskis; empresário, ativista da cannabis medicinal e Presidente da Santa Cannabis

O idealizador conhece o poder do óleo da cannabis a partir do tratamento de Parkinson de sua avó, dona Edna. Estudos clínicos de 2024-2025, como o da UFSC com 68 pacientes, indicam melhoras em tremores, fraqueza, sono e bem-estar com CBD/THC. Revisões em Brazilian Journal of Health Review mostram reduções em melhorias e hiperatividade em autismo/TEA, além de suporte em fibromialgia e sintomas oncológicos, com apelo por mais ensaios.

Hoje, a Santa Cannabis comemora sete anos de atuação e prepara o lançamento de um documentário histórico sobre essa jornada. “Tem mãe lá fora com medo de ser presa. E as mulheres com fibromialgia? E os pais das crianças com autismo e TDAH? É sobre vidas, é sobre dignidade”, desabafou Pedro, ao sair da reunião. De volta a Santa Catarina, ele retorna ainda mais motivado a fortalecer o movimento que ajudou a construir, e que hoje está, pela primeira vez, sendo ouvido oficialmente em Brasília.


    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado