O Instituto Inhotim marca presença na SP-Arte 2023 com o lançamento da terceira edição do Programa Múltiplos Inhotim. Criado com o objetivo de fomentar o colecionismo, incentivar a produção artística e apoiar as atividades do Instituto, o programa conta com obras exclusivas e de tiragem limitada dos artistas Panmela Castro e Arjan Martins.

Panmela Castro apresenta a coleção Pisar suave, adiar o fim, 2023, composta por pixos em material reluzente, em espelho e em papel lamicote. A artista propõe uma reflexão sobre as relações de alteridade e empatia, utilizando o reflexo como forma de lembrar o impacto das nossas ações no mundo.

Já Arjan Martins desenvolveu três esculturas inéditas, birutas inspiradas em bandeiras náuticas, com diferentes grafismos. Batizadas de Lima (Pare imediatamente o seu barco), Papa (No porto: todas as pessoas embarcadas devem regressar a bordo porque o navio vai sair. No mar: as minhas redes estão presas em uma obstrução) e X-Ray (Suspenda as suas manobras e preste atenção nos meus sinais), as obras são numeradas e têm tiragem limitada de 15 unidades de cada modelo.

Os recursos arrecadados com a venda dos Múltiplos Inhotim são destinados diretamente para a programação e manutenção do museu e jardim botânico, contribuindo para a sustentabilidade do Instituto e incentivando a produção artística contemporânea. As obras estão disponíveis para venda na Inhotim Loja Design, física e online.
A SP-Arte 2023 acontece no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, de 29 de março a 02 de abril de 2023. O estande da Inhotim Loja Design está localizado no andar térreo.