Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

O desafio do diagnóstico duplo: dois tumores ao mesmo tempo

Os cânceres primários podem ocorrer de forma esporádica ou estar relacionados a síndromes de predisposição hereditária

Analice Nicolau

24/07/2024 13h00

whatsapp image 2024 07 24 at 11.25.23

Receber o diagnóstico de um tumor já é uma notícia difícil. Imagine então a complexidade de descobrir dois tipos de câncer primários simultaneamente. Este cenário, embora raro, é um dos desafios mais complexos enfrentados tanto pela equipe médica, quanto pelo paciente. Segundo o Dr. Wesley Pereira Andrade, médico, mestre e PhD em oncologia, a ocorrência de dois cânceres primários ao mesmo tempo exige uma abordagem cuidadosa e estratégica.

“Quando uma mulher descobre um câncer de mama, ocasionalmente durante um check-up pode ser identificado um segundo tumor primário, como câncer de pulmão, ovário ou intestino. O desafio será tratar ambos de forma simultânea, definindo qual dos dois apresenta pior prognóstico, ou seja, aquele que mais ameaça a vida do paciente”, afirma Dr. Wesley.

A definição da estratégia de tratamento é fundamental. “Em alguns casos, será necessário iniciar o tratamento com quimioterapia neoadjuvante, na tentativa de reduzir o tumor mais agressivo,” aponta o oncologista. A quimioterapia não é um procedimento genérico, envolve diferentes medicamentos específicos para cada tipo de câncer: não se trata de um remédio que age em todos os tumores, existe a quimioterapia para cada tipo de câncer. “Temos quimioterapias distintas para câncer de intestino e para câncer de mama, por exemplo. Portanto, é essencial priorizar o tratamento de acordo com o tipo e a agressividade dos tumores.”

Quando se trata de intervenção cirúrgica, a complexidade pode aumentar. “Se as cirurgias forem de menor complexidade, é possível realizar ambas no mesmo tempo cirúrgico. No entanto, se forem cirurgias complexas, a prioridade será dada ao tumor mais agressivo ou àquela cuja cirurgia cause menor morbidade, permitindo uma recuperação mais rápida para uma cirurgia subsequente”, adverte.

O impacto de um diagnóstico duplo vai além do tratamento médico. Esse cenário exige um tratamento mais intensivo e prolongado, demandando mais tempo de vinculação ao serviço de saúde e afastamento das rotinas profissionais e familiares. Além disso, o paciente precisará de uma rede de apoio mais presente para enfrentar esse desafio.

Os cânceres primários podem ocorrer de forma esporádica ou estar relacionados a síndromes de predisposição hereditária. “Por exemplo, uma mulher pode ter câncer de mama esporádico e câncer de pulmão relacionado ao tabagismo, ou pode ter uma mutação no gene BRCA, que a predispõe a câncer de mama e ovário simultaneamente,” conclui.

Sobre Dr. Wesley
Dr. Wesley Pereira Andrade é oncologista, mastologista e cirurgião oncologista, com formação como MD, PhD, mestre e doutor em oncologia. Membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SMCO).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado